06/10/2023 11h16
Com uma vasta programação, que tende desde o público infantil até ao adulto, a Feira de Livros e Quadrinhos (Fliq) chega à sua 12ª edição celebrando 12 anos de histórias e realizações. Com oficinas de quadrinhos, palestras, contação de histórias, desfile de Cosplay, o evento acontece de 04 a 08 de outubro, no Parque das Dunas, em Natal. A ocasião também será marcada pelo relançamento do livro de crônicas, ‘Palavras Contadas’, do jornalista Pinto Júnior.
As informações foram concedidas durante entrevista ao PotyCast desta quarta-feira (04), com a convidada Kalina Paiva, escritora e coordenadora da Fliq. Ela destacou ainda que a expectativa é receber um público de 30 mil pessoas durante os dias de feira. O acesso ao parque custa apenas 1 real.
“Além de uma programação recheada de cultura e entretenimento, quem for prestigiar, aproveitará também o contato com a natureza”, declarou Kalina.
A coordenadora destacou ainda que o evento só foi possível ser realizado mais uma vez, graças às parcerias de empresas, instituições e incentivos culturais, como da Lei Câmara Cascudo, Programa Djalma Maranhão, Sesc, Senac, RN Mais Leitura dentre outros. A iniciativa tem o intuito de fomentar a leitura no Rio Grande do Norte.
Kalina Paiva ressaltou que a parceria público-privada é fundamental para o incentivo de políticas públicas. Inclusive sugeriu que o Estado possa voltar a realizar a bienal do livro, oportunidade única para valorizar a produção literária local.
A Fliq será composta por estandes com exposições de autores locais de diversos gêneros literários.
“Temos romancistas e cordelistas de ótima qualidade em nosso mercado, inclusive com produções indígenas do nosso estado. Nossa expectativa é as vendas sejam um sucesso”, pontuou.
Livro Palavras Contadas, homenagem póstuma
Lançado no início de junho deste ano, o livro de crônicas de autoria do jornalista Pinto Júnior será relançado durante a Fliq, nesta sexta-feira (06/10).
Para a esposa e viúva do autor, Irandi Pinto, que é a atual diretora geral do Potiguar Notícias, o momento é especial pois Pinto Júnior sempre foi um grande incentivador da literatura local e da cultura como um todo.
“É uma grande alegria poder participar da Fliq e fazer o relançamento do livro de Pinto, que sempre buscou valorizar os escritores do Rio Grande do Norte”, frisou.
Fonte: Da Redação do PN, Marclene Oliveira