Comércio

Cresce número de bares e restaurantes operando em prejuízo

13/10/2023 11h43

Cresce número de bares e restaurantes operando em prejuízo

Foto: DIVULGAÇÃO

 

 

Pesquisa nacional da Abrasel revelou que 24% dos estabelecimentos do setor ficaram no vermelho em agosto: microempresas e empresas mais novas são as que sofrem mais. Um cenário desafiador para o setor, com um aumento substancial no número de empresas operando no vermelho no mês de agosto. Segundo o estudo, 24% das empresas pesquisadas relataram operar sem lucro, um aumento de 5% em relação à última pesquisa, realizada em julho. Além disso, 34% das empresas permaneceram em equilíbrio financeiro, enquanto 41% obtiveram lucro.

Os dados, coletados entre 28 de setembro e 6 de outubro, e baseados nas respostas de 1.979 empreendedores do setor de bares e restaurantes, apontam para alguns dados importantes: entre as empresas que se encontram em uma situação de prejuízo, destacam-se os Microempreendedores Individuais (MEI's), com 34%, e as microempresas com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 1 milhão anuais, com 33%. Já entre as empresas maiores, com faturamento maior que R$ 4,8 milhões ao ano, apenas 8% disseram ter operado no vermelho.

Uma análise mais detalhada revela que as empresas mais jovens enfrentam um cenário particularmente desafiador. Das empresas com menos de um ano de atividade, 37% relataram prejuízo em agosto. Entre aquelas com entre 1 e 3 anos de existência, 33% operaram no vermelho. Por outro lado, as empresas com mais de dez anos de atividade demonstraram uma situação relativamente melhor, com 18% delas apontando prejuízo.

"Apesar do Dia dos Pais, as empresas do setor tiveram um agosto mais duro, apontando uma ligeira queda no movimento. Isso dificulta recompor as perdas que tivemos, mesmo que a inflação dos insumos esteja mais controlada nos últimos meses. Quem sofre mais são as empresas mais novas, que ainda estão investindo e aprendendo a controlar os custos, e as empresas menores, que têm mais dificuldade com o fluxo de caixa", explica Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.