Autora nordestina Veronica Botelho lança dia 07 de março ‘Verão’; romance envolve mistério e aborda sobre questões raciais

29/02/2024 06h49


Autora nordestina Veronica Botelho lança dia 07 de março ‘Verão’; romance envolve mistério e aborda sobre questões raciais

Foto: Divulgação

 

"Verão" (e-galáxia) é o primeiro romance da piauiense Veronica Botelho, uma autora de literatura que nasceu nos intervalos da escrita de suas teses acadêmicas, sempre exigindo muita leitura e comparações de pontos de vista antes de ganhar forma na tela do computador.

O lançamento do livro ‘Verão’, em Natal será na quinta, dia 7 de março, às 18h, na Academia Norte-rio-grandense de Letras, com entrada gratuita. Na ocasião, haverá um bate papo sobre obra, com uma convidada especial. Com 158 páginas, "Verão" estará à venda no local por R$ 44,90.

Sobre a obra

Transitando entre o passado e o presente, a história se desenrola por 21 anos - entre os verões de 1998 e 2021. Rebecca, a protagonista, experimentou o racismo na pele e pouco sabe de sua origem. Ao atingir a maioridade, decide ir atrás dos fatos jamais esclarecidos pelos tios que ficaram com a sua guarda. Quais serão os motivos da ausência da mãe e a verdade sobre a morte do pai? Essa jornada de busca e esperança ocupa o centro da trama.

E não é só nos ponteiros que "Verão" convida os leitores a viajar, mas também no espaço: de Toscana ao nosso Nordeste, da Catalunha à Serra Fluminense. Assim como a personagem, Veronica está sempre com, ao menos, um bilhete emitido. Isso porque ela mora parte do ano na Espanha e o restante no Brasil, numa casa da família em Miguel Pereira.

A artista Aline Bispo foi escolhida para assinar a capa de "Verão". Bispo ficou conhecida no meio editorial pela criação da capa emblemática de "Torto Arado", de Itamar Vieira Jr e um dos livros responsáveis pelo recente boom da literatura brasileira.

"Os personagens foram se construindo de fragmentos de conversas que escutei pelos tantos lugares onde passei. Colocar esse drama psicológico no papel foi muito gostoso. Comecei no verão, mas a escrita mesmo se deu no inverno europeu - ou seja, no verão daí", conta Veronica, da Catalunha. "A narrativa vai e volta para dar a dimensão de vida real. E as estações são como emoções, mesmo quando a gente rejeita uma, ela apresenta nuances que nos agradam", pondera.

Sobre a autora

Cidadã do mundo e mãe de meninas de 2, 11 e 14 anos, Veronica pegou o diploma de psicologia na Itália e, no momento, faz mestrado em Neurociência da Saúde Mental em Londres, além de vir se especializando em Neurociência Cultural, um braço super novo da Neurociência.

A literatura entrou na vida da autora pela porta do divertimento. "Sempre quis escrever ficção, mas achava impossível. Então, continuei produzindo textos acadêmicos. De vez em quando, o meu companheiro falava que eu deveria investir na ficção para relaxar um pouco. Até que resolvi tentar. Uma amiga me apresentou à dona da e-galáxia. Ela leu os originais e quis publicar o 'Verão', que faz parte da série As Estações", explica Veronica, adiantando que "Inverno" já está nas mãos da sua editora, Sandra Espilotro.

 

 

 

 

Fonte: Divulgação/Assessoria