Março + Mulher: ações reforçam atenção ao cuidado e saúde da mulher em Parnamirim

26/03/2024 10h17


Março + Mulher: ações reforçam atenção ao cuidado e saúde da mulher em Parnamirim

Foto: Divulgação/Departamento de Atenção Primária (DAP)

 

Março é um mês muito significativo para as mulheres. No dia 08 é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que vai muito além dos presentinhos e das homenagens realizadas. Trata-se também de um mês político, pautado na garantia dos direitos igualitários das mulheres e na conscientização destas sobre tais direitos. Nesse sentido, ao longo de todo o mês, a prefeitura de Parnamirim tem realizado algumas ações voltadas para a atenção, o cuidado e a conscientização dos direitos das mulheres.

A Secretaria Municipal da Mulher e dos Direitos Humanos (Semmud) lançou este ano o Março + Mulher. Um cronograma de ações com o objetivo de intensificar direitos, cuidados e a conscientização dos desafios e serviços para a sociedade de Parnamirim. Ao longo do mês de março, diversos pontos do município, como, escolas, parques, e unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) receberam essas atividades.

Entre os destaques dessa iniciativa está o lançamento da Escola de Empreendedorismo & Coaching, que ocorreu no dia 04 de março. De acordo com a SEMMUD, a ação já conta com mais de 60 mulheres inscritas e é de suma importância para o fortalecimento de suas identidades e para potencializar as habilidades empreendedoras das moradoras de Parnamirim.

Outro destaque foi a realização do Semmud na Escola Municipal Jussier Santos. Nesta ação várias mulheres do bairro de Santa Tereza, além de serem acolhidas e receberem cuidados como serviços gratuitos de beleza, relaxamento e autocuidado, também foram redirecionadas para soluções relacionadas aos direitos das mulheres e aos serviços sociais disponíveis para elas no município.

Segundo dados da própria Semmud, cerca de 557 mulheres já foram impactadas pelas ações do Março + Mulher.

“O Março + Mulher representa um importante passo em direção ao acolhimento, à escuta atenta e a ações eficazes, demonstrando que as mulheres de Parnamirim estão sendo ouvidas e apoiadas pela Prefeitura Municipal de Parnamirim por meio das ações promovidas pela SEMMUD”, enfatiza a secretária da Semmud Rosilene Ferreira.

Março Lilás

Além das ações realizadas pela SEMMUD, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), através do Departamento de Atenção Primária (DAP), tem realizado atividades voltadas para o Março Lilás e o combate ao câncer do colo de útero. Além de intensificar a coleta do exame citopatológico, também conhecido como Preventivo ou Papanicolau, tem sido realizadas rodas de conversa sobre o tema, entre outras atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Uma dessas ações aconteceu na UBS Cajupiranga, no dia 22 de março. Na oportunidade, foi feira uma roda de conversa com o médico ginecologista Dr. Clemente Neto. Além da realização de exames preventivos, foram feitas aplicação de vacinas, atendimentos médicos, sessões de acupuntura, cuidados com a beleza, entre outras atividades.

“Nossa meta é atrair o maior número possível de mulheres da nossa área de cobertura para ampliarmos os cuidados e atendimentos, especialmente no combate a essa doença que é a segunda maior causa de mortes entre mulheres de 20 a 49 anos”, destaca a diretora da unidade Élida Anselmo.

 

Fonte: Da Redação do PN, Camila Pinto (estagiária de jornalismo, sob a coordenação de Marclene Oliveira)