Sindicalismo
UFRN inicia votação que definirá a adesão à greve
15/04/2024 10h12
Foto: Foto: Cícero Oliveira
A situação dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), deverá ganhar um novo capítulo a partir desta segunda-feira (15). Iniciado às 08h de hoje, o plebiscito que irá definir a entrada ou não da instituição na greve nacional das Universidades Federais ficará disponível para votação até a próxima terça-feira (16).
Segundo o Sindicato dos Docentes (Adurn) da UFRN, a votação ficou acordada a partir da assembleia realizada na última terça-feira (09). Podem participar da decisão docentes da ativa, sejam estes sindicalizados ou não. A votação ficará aberta até às 17h desta terça-feira (16).
Para votar, os professores precisarão acessar o site da ADURN-Sindicato (
www.adurn.org.br) e clicar na aba "
PLEBISCITO", efetuando a autenticação, em seguida confirmar sua decisão. Caso seja aprovada, a greve deverá ser iniciada na próxima segunda-feira (22), seguindo por tempo indeterminado.
“É importantíssima a participação de todos os professores e professoras da ativa para que a gente tenha uma votação bastante expressiva. Acompanhe o debate, acompanhe as ações. É muito importante o engajamento da comunidade acadêmica nessa luta”, ressaltou o presidente do ADURN-Sindicato e da Comissão de Plebiscito, Oswaldo Negrão.
Reivindicações
Entre as pautas das reivindicações estão: o reajuste salarial dos servidores públicos federais, a reestruturação da carreira da categoria e a recomposição do orçamento das instituições federais de ensino.
Atualmente, pelo menos 18 universidades federais já aderiram à greve no Brasil. Em nota, o Ministério da Educação, diz que busca alternativas de valorização dos servidores da educação, sempre atento ao diálogo franco e respeitoso com as categorias. E que vem participando da mesa nacional de negociação e das mesas específicas de técnicos e docentes, além da setorial, que trata de condições de trabalho.