Natação brasileira ganha almanaque inédito com recordes e história do esporte desde 1881

23/05/2024 09h22


Natação brasileira ganha almanaque inédito com recordes e história do esporte desde 1881

Foto: Satiro Sodré / CBDA / Agência Brasil

 

A história da natação brasileira, com seus principais registros históricos desde 1881, está prestes a ganhar um livro completo com as conquistas e recordes brasileiros, estaduais e militares, abrangendo todos os parâmetros do esporte no país. O ALMANAQUE da Natação Brasileira será lançado no dia 24 de junho, no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Recife, PE.

A obra inédita é uma parceria do Projeto Nadando na Frente, com sede em Ribeirão Preto, SP, com o “coach” Alex Pussieldi, ex-técnico da seleção brasileira e com passagens como comentarista de natação no grupo Globo e Swim Channel. A iniciativa foi viabilizada com recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Luiz Lima, ex-nadador olímpico e ex-recordista de provas de fundo.
 
O coach Alex, que hoje mora nos Estados Unidos, reuniu seis anos de pesquisas para escrever o livro, que contará com atualização anual pelo e-book. Com mais de 350 páginas, a obra terá, inicialmente, três mil exemplares impressos, que serão distribuídos gratuitamente, em todo o país. Além disso, o ALMANAQUE poderá ser acessado pelo site.
 
“O ALMANAQUE é um livro de informação e de pesquisa, com contexto educacional, que servirá de referência em escolas e bibliotecas de todo o Brasil. A obra abrange as grandes competições nacionais, estaduais, mundiais, olímpicas e paraolímpicas, e também a natação escolar, de alta performance, militar, universitária, máster e de águas abertas”, explica o coach Alex Pussieldi, acrescentando que o livro estimulará as novas gerações de nadadores a conhecer mais o esporte e também a estabelecer novos recordes.
 
Edmilson Dezordo, coordenador do Projeto Nadando na Frente, destaca que o livro será entregue para todas as federações brasileiras, para a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), além de entidades e bibliotecas esportivas. “Trata-se de uma obra completa que poderá ser pesquisada por todos e que servirá para preservar a memória da natação brasileira”, acrescenta.
 
O ALMANAQUE da Natação Brasileira, complementa ainda seu autor Alex Pussieldi, possui prefácio escrito por Ana Marcela Cunha, a primeira mulher brasileira campeã olímpica de natação, e que participará este ano das Olimpíadas de Paris. A obra está em fase de impressão para seu lançamento em junho.