Evento em João Pessoa destaca Economia Criativa no Turismo

07/06/2024 21h08


Evento em João Pessoa destaca Economia Criativa no Turismo

Foto: Divulgação
 
Gente de todo Nordeste.  Gente que faz. Gente como Dona Nica que, da plateia, ouviu o palestrante que trabalha com economia criativa, Danilo Aguiar, citar o nome dela como exemplo de empreendedora de sucesso. Uma agricultora que decidiu investir no sonho de montar o próprio restaurante e hoje, com a vida transformada, está ajudando a transformar a vida de muita gente. “ No início me chamavam de doida, mas hoje graças a coragem que tive não estou mais passando necessidade, posso gerar vários empregos e apoiar o desenvolvimento da minha comunidade.” Concluiu. 
 
Inspirada pela história da amiga e tendo também uma história inspiradora, Dona Luiza, mãe de Nevinha  que idealizou  o primeiro shopping rural do Brasil em um assentamento,  deixou seu recado. “ Nos começamos a empreender com 50 reais que conseguimos emprestados. Fizemos o primeiro lote de venda de doces e hoje vendemos uma média de 150 potes por dia, fora o que é vendido nas outras 19 lojinhas do shopping rural,” concluiu orgulhosa citando o exemplo  da filha que hoje também é palestrante do Sebrae. 
 
Histórias  como essas, estão se multiplicando na Paraíba.  A gestora de turismo do Sebrae Paraíba, uma das maiores incentivadoras dos sabores e saberes regionais, ressaltou as rotas e roteiros turísticos criativos que já abraçam todo o Estado. “ P NEON- PB viabilizou 20.000 inscritos, 300 expositores e importantes palestras onde destacamos o espaço de economia criativa e o empreendedorismo das regiões, valorizando nossa cultura regional para sermos diferentes dos iguais.”Destacou a gestora de turismo, Regina Amorim.
 
Créditos: Divulgação 
 
Sustentabilidade e empreendedorismo, são o foco do Neon Paraíba 2024, evento gratuito, promovido pelo Sebrae, realizado  nos dias 6 e 7 de junho, no Centro de Convenções de João Pessoa, com a presença de líderes e especialistas em negócios, tecnologia e sustentabilidade, oferecendo uma ampla programação com palestras, painéis, mentorias e exposições de startups. 
 
A cultura regional teve destaque no evento.  Artistas do cinema paraibano estavam passeando pelos e chamando atenção com seus coloridos figurinos.  A cineasta e diretora do filme Juvenal e o Dragão, premiado em Nova York como melhor direção e melhor filme no Festival de Cinema para Mulheres, anunciou que a Paraíba ganhará as salas de cinema. “Estamos promovendo. nosso longa-metragem de animação em 3D- Juvenal e o Dragão - é baseado em um cordel centenário de Leandro de Barros, uma declaração de amor ao Nordeste e pelo Movimento Armorial de Ariano Suassuna e estará disponível, em breve, nos cinemas de todo o Brasil.” Falou orgulhosa. 
 
A Rota dos Festejos Juninos foi outro produto apresentado como exemplo de investimento regional que está trazendo muita prosperidade para a região.  As cidades de  Patos, São Mamede e Santa Luzia já estão prontas para receber os turistas e, em breve, a rota se expandirá, abrangendo Teixeira, Salgadinho, Várzea e São José do Sabugi, ampliando ainda mais a experiência. “ Compartilhar a riqueza da culinária, a música contagiante, as danças típicas e a alegria que marcam as festas juninas, fazendo a economia girar nas cidades durante o ano inteiro, é uma alegria para os turistas e para toda a comunidade!” Concluiu o agente de roteiros turísticos Thiago Rodrigues.  
 
Uma delegação do Rio Grande do Norte esteve presente e participou ativamente do encontro.  Rosângela Dandara, dona da principal agência  de Natal que trabalha com turismo de experiência falou da rica troca de conhecimentos.  “Foi muito rico em networking e oportunidades de negócios, uma  vivência tecnológica e humana onde importantes parcerias foram geradas. Em breve, estaremos lançando em Natal, produtos turísticos que foram gerados aqui.” Concluiu otimista, a empresária Potiguar.