03/07/2024 10h54
Por: Hiago LuisA terceira e última partida da Copa América dos EUA não terminou como o Brasil gostaria. Diante de uma Colômbia bem armada e que vem se destacando na competição, a Seleção Canarinho não passou de um empate morno em 1x1 e terminou a fase de grupos em segundo lugar, com apenas cinco pontos conquistados (dois empates e uma vitória). Já a Seleção Colombiana, primeira do grupo, encerrou a primeira etapa do torneio com sete pontos conquistados (duas vitórias e um empate).
Com o resultado, a seleção brasileira enfrentará o Uruguai (primeiro do Grupo C) na próxima etapa, em partida programada para ser disputada a partir das 22h (horário de Brasília) do próximo sábado (06). Enquanto isso, a Colômbia terá como adversário na próxima etapa da competição o Panamá (segundo colocado do grupo C), também no sábado (06), a partir das 19h.
Como foi a partida?
Com a mesma escalação que enfrentou a Costa Rica, na sua estreia na Copa América, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior encontrou dificuldades diante da marcação colombiana. Apesar disso, conseguiu abrir o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo com Raphinha em bela cobrança de falta.
Mesmo à frente no placar, o Brasil sofria defensivamente, principalmente no meio-campo, onde a trinca formada por James Rodríguez, Richard Rios e Jhon Arias buscava explorar melhor a posse da bola. Nesse sentido, quando James recebeu a bola e conseguiu achar Córdoba em boas condições para fazer o pivô, o atacante colombiano soube esperar o momento certo para enfiar a bola para Muñoz, nas costas da marcação de Lucas Paquetá. De frente com Alisson, o lateral colombiano não perdoou e empatou a partida nos minutos finais do primeiro tempo.
No segundo tempo, ambas as seleções buscaram fazer mudanças para recompor seu poder de marcação e ofensivo. Apesar disso, pouco conseguiram criar. Vinícius Jr e Rodrygo, aparentemente pouco inspirados e muito bem marcados, pouco produziram na partida. Enquanto Paquetá, substituído, e Andreas Pereira, que entrou em seu lugar, pouco conseguiram agregar à construção de jogadas ofensivas.
Por outro lado, para a Seleção Colombiana, o empate ficou em boa medida, já que garantiu o primeiro lugar do grupo e evitou um confronto antecipado contra o Uruguai.
Para o Brasil, o prejuízo se tornou ainda maior pelo segundo cartão amarelo recebido por Vinícius Jr, que será desfalque diante dos uruguaios. O camisa 7 da Amarelinha era um dos jogadores pendurados para a partida e agora só voltará a jogar na Copa América caso a equipe supere a Seleção do Uruguai.
Próximo Jogo
Uruguai x Brasil se enfrentam no próximo sábado (06), às 22h (horário de Brasília). A partida terá transmissão da Rede Globo via Sportv, Globoplay e TV aberta.
Autor: Hiago Luis