No último dia 07 de junho, o paranaense Raphael dos Santos conquistou o bi-campeonato brasileiro de paracanoagem maratona. Disputado no Parque Vivencial do Lago Norte, em Brasília (Distrito Federal), o campeonato contou com a participação de 140 atletas em mais de três dias de competição. Promovido pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio do Governo do Distrito Federal, Secretaria de Esporte e Lazer, Federação Brasiliense de Canoagem e Instituto Bombeiros de Responsabilidades Social a competição também fez parte das seletivas para o campeonato mundial da categoria.
Com o tempo de 01:02:00 na prova categoria KL3, Raphael sagrou-se bicampeão brasileiro e garantiu uma vaga no mundial, que será disputado na cidade de Metkovi, Croácia, nos dias 18 a 22 de setembro. “É um sonho sendo realizado, imaginei que poderia ir longe na minha categoria, mas agora o bi-campeonato brasileiro é algo surreal na minha vida”, exalta o atleta.
Com uma história de vida cheia de desafios, Raphael conta como foi o começo da sua participação na paracanoagem. “Em 2007, fui atingido por disparos de arma de fogo e fiquei entre a vida e a morte. No hospital, os médicos disseram para a minha família que eu teria poucas chances de viver e, se sobrevivesse, ficaria em uma cadeira de rodas”, lembra o atleta.
Em 2013, após ficar com apenas metade dos movimentos da perna esquerda, ele conheceu a paracanoagem e a partir daí, a rotina do atleta mudou totalmente. Hoje em dia, formado em Educação Física pela Universidade Positivo, Raphael trabalha como personal trainer e treina todos os dias visando a preparação para o mundial.
Mas agora começa outra luta: levantar patrocínio para conseguir chegar até o mundial. Os custos da viagem são altíssimos e o atleta busca apoio para conseguir pagar. “O patrocínio irá custear o aluguel de barco, estadia e passagens de avião”, detalha Raphael.
Pessoas e instituições interessadas em ajudar o atleta, podem entrar em contato pelo número (41) 99549-3292 ou e-mail raphacanoagem@gmail.com.