01/08/2024 13h12
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes), por meio do programa Idiomas sem Fronteiras (Rede Andifes IsF), estácom inscrições abertas para cursos de línguas estrangeiras. São ofertadas vagas para turmas de alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português para estrangeiros. Discentes, docentes e técnicos-administrativos da UFRN, bem como pessoas ligadas às instituições vinculadas à Rede IsF, podem se inscrever até as 12h do dia 7 de agosto.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, via formulário específico: Alemão; Espanhol; Francês; Inglês; Italiano; Japonês, e Português para estrangeiros (este último com Edital próprio). As turmas terão, no máximo, 25 alunos. Haverá lista de espera com 20 vagas para cada idioma. Para os cursos de línguas estrangeiras, é necessário comprovar proficiência caso o nível desejado não seja o iniciante. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os candidatos precisam apresentar os documentos solicitados no Edital.
Cada pessoa só pode se inscrever em uma única turma. Todas as aulas serão on-line, de forma síncrona, com dois encontros semanais de duas horas cada ou um único de quatro horas. A duração irá variar, podendo ter quatro, oito ou doze semanas, que equivalem, respectivamente, a 16, 32 ou 48 horas. O link das aulas será enviado junto às orientações assim que as inscrições forem confirmadas.
Receberão o certificado de conclusão apenas os alunos que participarem de, no mínimo, 80% das aulas síncronas e das atividades previstas durante o curso. O envio do documento será feito via e-mail, após o preenchimento da ficha de avaliação do curso, encaminhada pelo professor IsF. Os alunos que finalizarem a capacitação oferecida pela Rede Andifes IsF poderão apresentar o documento para inscrição em próximos cursos do mesmo idioma.
Sobre a Rede Andifes IsF
A Rede Andifes IsF colabora para o aumento do nível de proficiência em língua estrangeira nas instituições vinculadas, com propostas de atuação no tripé ensino-pesquisa-extensão. Tem como objetivo propiciar a formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização. Também busca o desenvolvimento de proficiência linguística de estudantes, docentes e técnicos-administrativos das instituições de ensino superior.
Fonte: UFRN