21/10/2024 11h40
A disputa pela Prefeitura de Natal ganhou novos contornos com a mais recente pesquisa do Instituto Seta, divulgada nesta segunda-feira (21). Pela primeira vez, a candidata Natália Bonavides (PT) aparece à frente de Paulinho Freire (União Brasil) no segundo turno.
Segundo o levantamento, Bonavides lidera com 51,17% dos votos válidos, enquanto Paulinho Freire registra 48,83%. Como a margem de erro é de 3 pontos percentuais, o cenário ainda configura um possível empate técnico. O segundo turno está marcado para o próximo domingo (27).
Outro ponto de destaque é o número de eleitores indecisos: 11,5% ainda não definiram seus votos, o que deixa a disputa em aberto.
Na pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Natália Bonavides tem 41,5% das intenções de voto, contra 39,6% de Paulinho Freire. A margem de erro permite que Bonavides oscile entre 38,5% e 44,5%, enquanto Freire pode variar entre 36,6% e 42,6%. Já na pesquisa espontânea, Bonavides aparece com 33,9%, contra 32,1% de Freire.
Crédito: Reprodução / Redes Sociais Natália Bonavides
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Natal, ocorrida na última quarta-feira (16), pode ser um dos fatores que impulsionaram a candidatura de Bonavides. Durante o evento oficial na Escola de Governo do RN, Lula, acompanhado de ministros e da governadora Fátima Bezerra, anunciou investimentos de mais de R$ 600 milhões para o Rio Grande do Norte, com foco em infraestrutura, habitação e educação.
Mais tarde, no mesmo dia, o Presidente e a Governadora Fátima Bezerra participaram de um comício em apoio à candidatura de Bonavides, realizado na Zona Norte de Natal, contou com milhares de eleitores. A presença de Lula no evento e também o anúncio dos recursos federais podem ter sido decisivos para fortalecer a petista na reta final da campanha.
Com mais pesquisas previstas para serem divulgadas ao longo da semana, a expectativa é de que o cenário se torne mais claro. Resta saber qual dos candidatos chegará com maior força às urnas no domingo.
O Instituto Seta ouviu 800 eleitores de Natal entre os dias 18 e 19 de outubro. A pesquisa tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-09860/2024.