Meio Ambiente
Incêndio na Serra do Lima é controlado pelo Corpo de Bombeiros do RN
24/10/2024 10h45
Foto: CBM-RN
Após mais de 24 horas de combate, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) anunciou, nesta quarta-feira (23), que o incêndio na Serra do Lima, em Patu, foi controlado e debelado. As chamadas, que ocorreram na manhã de terça-feira (22), atingiram o vegetação da serra, mas não deixaram vítimas nem danificaram edificações.
O incêndio mobilizou uma equipe de 15 bombeiros, com o apoio de voluntários e unidades de municípios vizinhos. As operações contaram ainda com a ajuda da aeronave Potiguar 01, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), utilizado para acesso a áreas de difícil alcance, como encostas profundas e regiões de vegetação densa. “Estamos empregando todos os recursos disponíveis para conter o incêndio o mais rápido possível”, destacou o comandante-geral do CBMRN, coronel Luiz Monteiro.
Monitoramento contínuo
Mesmo após o controle das chamas, equipes dos bombeiros seguem monitorando a região para garantir que novos focos não surjam. Durante as vistorias feitas entre a noite de quarta-feira e a manhã desta quinta-feira (24), não foram encontrados novos focos de incêndio, mas o monitoramento deve continuar ao longo do dia. A causa do incêndio ainda não foi identificada.
Esse foi o segundo grande incêndio registrado na Serra do Lima em quatro anos. Em 2019, as chamas chegaram a ameaçar o Santuário do Lima, principal ponto turístico da região. Naquela ocasião, mais de 45 bombeiros trabalharam ao longo de 15 dias para debelar o fogo completamente.
O Corpo de Bombeiros segue atuando para evitar danos ambientais e preservar áreas como a Serra do Lima, que têm grande valor cultural e turístico.