Municípios
Solar Ferreiro Torto entra na rota do turismo pedagógico
08/11/2024 16h40
Foto: Edeilson Morais
O Solar Ferreiro Torto entrou na rota do turismo pedagógico e recebeu na manhã desta sexta-feira, 08, a visitação de 123 estudantes, do 7° ao 3° ano do ensino médio do Colégio Fanex, de Macau, que contatou a agência Pontual Tour para fazer a aula-passeio. A guia turística Maria Raymyely Dantas contou que o solar já está incluído na rota da agência. “O Solar Ferreiro Torto foi escolhido porque ele conta um pouco da história do nosso Estado, e conhecer esse espaço está dentro da programação educativa da escola”, disse.
O professor de história Daniel Nasser disse que o turismo pedagógico está incluído na rotina da escola porque os alunos precisam conhecer e vivenciar as informações para terem uma construção melhor do conhecimento e o Ferreiro Torto entra nessa rota porque os alunos estão apreendendo sobre o Brasil Colônia e a exploração da cana-de-açúcar. “Nós vimos que aqui era um engenho e o Nordeste era um dos maiores produtores de açúcar desse ciclo colonial brasileiro, e de forma geral, eles aprendem também sobre a história do nosso Estado", explicou.
A aluna Maria Luiza Bezerra, do 8º ano, achou toda a história do Ferreiro Torto muito interessante. “A gente só conhece o que os professores de história passam para gente em sala de aula, entretanto estar aqui presente é uma forma de conhecer mais a fundo sobre as histórias e as Cidades aqui do nosso Estado. Ver de perto os artefatos históricos é muito interessante, porque vai agregar mais informações ao nosso conhecimento”, afirmou a aluna.