Parnamirim
Audiência pública debate combate ao racismo estrutural em Parnamirim
18/11/2024 14h14
Por: Hiago Luis
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (18), às 18h, a Câmara Municipal de Parnamirim realizará uma audiência pública em alusão à Semana da Consciência Negra. O evento terá como tema principal a "Educação como ferramenta de combate ao racismo estrutural", promovendo um espaço de discussão e reflexão sobre a importância da educação na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Em 2024, pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, passa a ser celebrado como feriado nacional. Antes a data, que é alusiva ao aniversário de Zumbi dos Palmares, se quer era considerada ponto facultativo, embora já fosse feriado em alguns estados do Brasil.
A audiência realizada pela Câmara Municipal de Parnamirim visa envolver os diversos segmentos da sociedade, como educadores, alunos, autoridades e representantes de movimentos sociais. Na pauta está o debate de políticas públicas que favoreçam a inclusão e o enfrentamento do racismo nas escolas e instituições de ensino.
Propositor da audiência, o vereador Thiago Fernandes (PP), destaca a relevância da educação como pilar fundamental para a transformação social e para o combate ao racismo estrutural, que ainda persiste em diversos setores da sociedade brasileira."A partir de audiências como essa a gente consegue extrair possibilidades de políticas públicas para propor projetos de leis que futuramente irão tornar leis, ações que tentem diminuir e até, por que não dizer, acabar com essas situações de racismo", explica o vereador destacando a importância de buscar formas de extinguir o racismo da sociedade.
Quem pode participar?
A audiência será uma oportunidade para a troca de experiências, proposição de soluções e fortalecimento das iniciativas voltadas à promoção da igualdade racial em Parnamirim. De acordo com a Câmara Municipal, todos estão convidados para participarem desse importante debate, que visa ampliar a consciência e as ações no combate ao preconceito racial.
Autor: Hiago Luis