Trabalho e Renda

"Nós vamos pressionar o Congresso", afirma presidente da CUT sobre fim das escalas 6x1

18/11/2024 17h38

Por: Hiago Luis

Foto: Rafael Campelo / PN
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe o fim das "escalas 6x1", foi o tema do episódio 461 do PotyCast, o podcast do Potiguar Notícias. O apresentador Canindé de França recebeu Alexander de Brito, presidente da Central Única dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte (CUT-RN), que compartilhou a perspectiva sindical sobre o tema.
 
Alexander de Brito defendeu a importância da PEC e a necessidade de uma ampla mobilização popular para garantir sua aprovação. Segundo ele, a medida é essencial para melhorar as condições de vida dos trabalhadores e suas famílias. “Nós vamos pressionar o Congresso Nacional para que cumpra o seu dever constitucional, de apoiar e garantir condições dignas de vida para os trabalhadores e suas famílias. Trabalhadores e trabalhadoras organizados irão, sim, pressionar e dialogar, porque precisamos”, enfatizou Brito.
 
O sindicalista também destacou pesquisas que apontam um aumento na produtividade com a redução da jornada de trabalho, tanto no Brasil quanto em outros países. Ele mencionou que as condições atuais, muitas vezes insalubres, têm levado ao aumento de afastamentos médicos por doenças relacionadas ao trabalho. “Como não vai colocar [atestados] nas condições que trabalham? Nas condições cada vez mais insalubres. Essa é a realidade que temos”, criticou o presidente da CUT.
 
Impacto nas redes sociais e tramitação da PEC
 
A "PEC da Escala 6x1" ganhou grande repercussão nas redes sociais, atraindo apoio de diferentes grupos políticos. Recentemente, o vice-presidente Geraldo Alckmin declarou que a redução da jornada é uma tendência global, impulsionada pelos avanços tecnológicos, e afirmou que cabe à sociedade e ao Congresso debater o tema.
 
Atualmente, a proposta conta com 231 assinaturas, superando as 171 necessárias para tramitar no Congresso. Ela será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que avaliará sua constitucionalidade. Em seguida, passará por outras comissões para debates mais detalhados e ajustes na proposta. Para ser aprovada, a PEC precisará de 308 votos dos 513 deputados na votação em plenário. Caso aprovada, passará por um processo semelhante no Senado antes de seguir para sanção presidencial.
 
Onde acompanhar o debate
 
O PotyCast abordou detalhadamente a PEC da Escala 6x1 e outros temas relevantes em seu canal no YouTube, o PNTV PLAY, e está presente também no Spotify. O podcast é transmitido por 19 emissoras de rádio no Rio Grande do Norte, ampliando a discussão para um público ainda maior.

Autor: Hiago Luis