Armando Souza

Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.

14/11/2024 16h12
 
Músico potiguar realiza Oficina Popular de Rabeca
 
 
 
O Músico potiguar, Rafael Sousa da Fonseca e Silva, natural de Natal, 31 anos, mais conhecido no mundo artístico como Rafael da Rabeca, veio a se “embrenhar” na música, específicamente no violão, no final de 2013, através da influência de amigos da escola e do bairro onde estudou e reside, respectivamente. Ainda nesse ano passou a frequentar o curso básico de violão na Oficina Livre de Música, escola onde aguçou e despertou seu talento para as artes musicais, definitivamente. 
 
Inquieto, como é comum e natural em todo artista, Rafael da Rabeca logo passou a fazer o curso técnico em violão e formando-se em licenciatura plena pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN, onde obteve um excelente desempenho.
 
Curioso e motivado a aprender cada vez mais, nesse meio tempo, em 2015, descobriu e apaixonou-se pela Rabeca, um instrumento musical típico do nordeste brasileiro, especialmente na região do sertão com característica sonora única muito usado na música sertaneja, forró, festa junina, entre outros rítmos. É, por conseguinte, um símbolo da cultura nordestina e guardião da música popular muito ultilizado em diversas expressões da região. Segundo Rafael, “ já me interessava pelo instrumento devido ao meu gosto pela cultura nordestina”... “e, entre aulas e tocadas desde então,  a rabeca está na minha vida” conclui o talentoso músico.
 
Foi através do Edital Aldir Blanc realizado pela Fundação José Augusto que Rafael da Rabeca vem realizando um Podcast com veteranos e importantes rabequeiros do nosso Estado com o objetivo de difundir essa importante e rica herança cultural do nordeste. 
 
Ainda com recursos da lei cultural Aldir Blanc realizado pela Fundação Capitania das Artes de Natal, o músico vem ofertando uma Oficina Popular de Rabeca para aqueles que possuem o instrumento, cujos objetivos são: ensinar técnicas, conhecer a história e levar ao conhecimento do público à intrínseca relação com o Nordeste, além de difundir e popularizar a Rabeca em Natal. A Oficina é realizado no Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN/Rocas, tem aproximadamente seis meses de duração, no período de novembro de 2024 à abril de 2025, e está senda realizada no IFRN das Rocas. È, portanto, uma excelente oportunidade de aprender e conhecer as belezas culturais existentes no Nordeste.
 
Créditos: Divulgação 
 
AGENDA CULTURAL POTIGUAR NOTÍCIAS
 
14/11 – 11h 30 – Roda de Choro da UFRN – Centro de Convivência da UFRN/Potilândia;
14/11 – 19h – Festival de Música Brasileira – TAM/Ribeira;
14/11 – 19h – Coco Juremado RN – Carrancas Bar/Pium;
14/11 – 22h - DJ Carlota – Largo do Atheneu/Petrópolis 
14/11 – 16h – Show: 49 anos do bar do Chico – Beco da Lama/Centro de Natal;
14/11 – 17h Prática de Choro – Oficina Livre de Música;
15/11 – 20h – Chama Maré canta Chico Science – Carrancas  Bar/Pium;
15/11 – 20h – Gustavo Cocentino – Cervejaria É o Fraco/Mossoró;
15/11 20h – Dodora Cardoso cata Alcione – Espaço cultural Rosas de Cartola/Ribeira; 
16/11 – 19h – Fuxico de Feira – Reduto Cultural/PontaNegra;
16/11 – 20h - Júlio Lima – Mestiço Bar Espaço Cultural/Ponta Negra;
16/11 – 20h – Samba do Abacho - – Espaço cultural Rosas de Cartola/Ribeira; 
17/11 – 17h – Samba do Arruar – Largo da Rua Chile/Ribeira;
17/11 – Roda de Samba com Valéria Oliveira/– Espaço cultural Rosas de Cartola/Ribeira; 
19/11 – 19h 30 – Edja Alves canta Gal – Borogodó Lounge/Natal;
   
   
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).