Música

16ª edição do Dia Nacional do Samba movimenta o Bairro das Rocas

03/12/2024 15h46

16ª edição do Dia Nacional do Samba movimenta o Bairro das Rocas

Foto: Magnus Nascimento/Secom
 
 
Na noite desta segunda-feira (2), o bairro das Rocas, Zona Leste de Natal, foi palco da 16ª edição do Dia Nacional do Samba, com a tradicional roda de samba “Segunda de Vagabundo”. O evento, promovido pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), integrou a programação do Natal em Natal e reuniu uma multidão na Rotatória da Vila, celebrando as raízes do samba e da cultura brasileira.
 
O prefeito Álvaro Dias destacou a importância cultural da festividade. “Promover o samba nas Rocas é preservar uma tradição que pulsa no coração de Natal. Nossa gestão tem orgulho de fortalecer a cultura popular e oferecer momentos de união e alegria para a população,” afirmou.
 
Com início às 17h e encerramento à meia-noite, a celebração contou com apresentações de artistas consagrados. Entre os destaques estavam Debinha Ramos e a roda de samba da “Segunda de Vagabundo”, além dos renomados do samba carioca, como Mauro Diniz, Marquinhos Diniz, Adilson Bispo e Didu Nogueira. A participação de representantes da Portela e do Clube do Samba, fundado por João Nogueira, trouxe uma conexão especial com as matrizes culturais do ritmo.
 
A secretária Municipal de Cultura, Danielle Mafra, ressaltou o simbolismo do evento para Natal. “O Dia Nacional do Samba não poderia ser celebrado em outro lugar senão nas Rocas. Esse momento especial dentro do Natal em Natal reforça a valorização das nossas raízes culturais e consolida Natal como parte do circuito das grandes celebrações do samba no Brasil,” declarou.
 
Com entrada gratuita, o evento reafirmou o Bairro das Rocas como o reduto do samba na capital potiguar, valorizando sua contribuição para a música brasileira e sua rica herança cultural.