Chuvas
Granizo no RN: 2 municípios do Seridó registram fenômeno; confira imagens
05/12/2024 11h47
Foto: Reprodução / Redes sociais
Nesta quarta-feira (04), os municípios de Ipueria e Serra Negra do Norte, que ficam no Seridó do Rio Grande do Norte, registraram chuvas de granizo. O fenômeno surpreendeu aos moradores, que registraram o momento em vídeos.
Na cidade de Serra Negra do Norte, a chuva de granizo foi mais intensa e causou estragos, invadindo casas e pontos como a rodoviária do local. O departamento de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) informou que, até o início da noite desta quarta, haviam sido registradas cerca de 30 mm de chuvas na região.
O chefe do departamento de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, explicou que o fenômeno da chuva de granizo é mais comum em regiões mais frias, mas pode ocorrer também no Nordeste. De acordo com ele, isso depende da formação da nuvem.
Gilmar explicou que as pedras de granizo se formam em nuvens do tipo cumulonimbus - que tem grande desenvolvimento no sentido vertical. "É uma nuvem que tem o desenvolvimento vertical bastante intenso, que consegue passar o nível de congelamento, o nível de 0 grau de temperatura na atmosfera", declarou.
O meteorologista explicou ainda que "esse nível de congelamento de 0 grau é muito elevado. Então, as nuvens precisam ter um desenvolvimento vertical muito intenso, às vezes de 13 km, 14 km de altura. Precisa ter uma estabilidade muito forte. E isso acontece com temperaturas mais elevadas e bastante umidade".
Fonte: Com informações de g1 RN