Arte e Cultura

Multiartista Pablo Vieira lança fotolivro em janeiro

17/01/2025 13h38

Multiartista Pablo Vieira lança fotolivro em janeiro

Foto: André Chacon
 
 
O multiartista Pablo Vieira lança, no final de janeiro, o fotolivro Diário do Performer no Espaço A3, na Ribeira, em Natal/RN. A obra, que já está em pré-venda online, combina narrativa visual e textual, com fotografias capturadas em espaços abandonados da cidade.
 
A publicação é uma fusão de fotografia, performance e poesia, e apresenta uma narrativa visual única, onde as imagens intercalam-se com os textos, criando um diálogo profundo entre a imagem e a palavra. A proposta do projeto é explorar o trabalho do artista de forma poética e reflexiva, proporcionando uma experiência sensorial e intelectual ao público. O fotolivro promete ser uma reflexão sobre a arte, o abandono e a memória urbana, convidando o espectador a uma imersão no universo criativo de Pablo Vieira.
 
"Este trabalho traz perspectivas teóricas e também inclui textos de outras pessoas sobre o material que compôs a performance-exposição ‘Corpo Desabrigo’. Um dos grandes diferenciais é que o fotolivro conta com imagens acompanhadas de audiodescrição. Além disso, ele apresenta ilustrações de minha autoria e uma homenagem à artista americana Francesca Woodman. Em resumo, este é um livro de artista, um diário que mistura imagens, textos, poesia, reflexões teóricas e muito mais", declara o artista Pablo Vieira. 
 
O prefácio é assinado pelo fotógrafo João Oliveira, do Margem Hub, e destaca: “Corpo Desabrigo é um processo artístico que atravessa muros, construções de concreto e paredes descascadas pela memória. Com o corpo em estado de performance, Pablo Vieira recorta fragmentos da cidade em movimento, mergulha nos espaços e delineia uma relação de afeto com Natal.”
 
Os interessados em adquirir a publicação na pré-venda devem acessar o link https://shre.ink/gHAB e garantir seu exemplar por R$ 40,00 (com frete incluso para todo o Brasil). 
 
Este projeto foi contemplado pela Seleção Pública de Emergência Cultural no 025/2023 – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais, Categoria D – Livro e Leitura. Conta com apoio da Gráfica Caule de Papiro. 
 
Sobre o artista
 
Pablo Vieira é natural de Alexandria/RN e reside na cidade do Natal. Seus trabalhos dialogam com teatro, performance, dança e poesia. Investiga processos criativos diversos dentro das Artes da Cena, criando performances e intervenções urbanas. É Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGArC/UFRN.
 
Ficha técnica do projeto
Autor e Performer: Pablo Vieira
Edição: André Chacon
Fotografias: André Chacon 
Ilustrações: Pablo Vieira 
Produção Executiva: Moisés Ferreira 
Projeto Gráfico e Diagramação: Luiza Saad 
Revisão Ortográfica: Guilherme Mateus 
Atendimento Comercial: Santelmo Dias
Assessoria de Comunicação: Cecí Oliveira - Comunica Ceci
 
Audiodescrição: Dialógica Acessibilidade
Roteiro: Thiago Cerejeira e Mayara Barreto
Consultoria: Thiago Cerejeira
Narração: Pablo Vieira 
Edição da audiodescrição: Franklin Mateus