Região Metropolitana
São José do Mipibu registra chuvas de 260 mm; Defesa Civil monitora áreas de risco
06/02/2025 10h56
Por: Hiago Luis
Foto: ASCOM /SJM
São José de Mipibu, na Grande Natal, registrou um acumulado de 260 mm de chuvas nas últimas horas, mobilizando equipes da Defesa Civil e diversas secretarias municipais desde as primeiras horas desta quinta-feira (6). As ações incluem monitoramento, orientação e medidas preventivas para garantir a segurança dos moradores em áreas de risco de alagamento.
No início de 2024, o município enfrentou uma situação crítica, quando 455 mm de chuvas resultaram em inundações que deixaram mais de 50 famílias desabrigadas. Desde então, a gestão municipal tem investido em ações para reduzir os impactos das chuvas, proporcionando mais segurança às famílias que ainda residem em áreas vulneráveis.
Previsões e Alertas
A previsão do tempo para os próximos dias indica continuidade das chuvas na região. De acordo com o Climatempo, nesta quinta-feira (6), o tempo permanece chuvoso, com temperatura mínima de 23°C e máxima de 29°C.
A cidade também está sob risco laranja do Inmet, cujo o alerta recai sob todo o RN, com expectativas de chuvas de até 100 mm e ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. O instituto alerta ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Neste sentido, as orientações incluem evitar se abrigar debaixo de árvores, torres ou placas de propaganda. Além disso, em caso de chuvas intensas, desligar aparelhos elétrico e o quadro e energia podem minimizar danos.
Crateras na Marginal
Entre os pontos de atenção para quem traféga pelo município, a marginal da BR-101, próximo ao ginásio "Arlindão", teve parte do seu asfalto danificado devido as chuvas. No trecho, há crateras onde parte do asfalto cedeu devido a força das águas.
Reprodução / Redes Sociais
Atenção e cuidado
A Prefeitura de São José de Mipibu reforça a importância de a população permanecer atenta às orientações das autoridades e acionar a Defesa Civil (199) em caso de emergências relacionadas às chuvas. A depender da ocorrência, o Corpo de Bombeiros Militar (193) também está à disposição para ajudar a população.
Autor: Hiago Luis