Saúde
30 anos: Casa Durval Paiva inicia celebrações nesta quinta-feira (20)
17/02/2025 16h58
Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira (20), às 16h, um evento na Praça Pedro Velho (Praça Cívica), no bairro Petrópolis, vai abrir as comemorações pelos 30 anos da Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva.
A celebração, que terá música, soltura de balões temáticos, além de muita animação, será aberta ao público e contará com a participação de colaboradores, diretores e conselheiros, além de pacientes e familiares assistidos pela Casa Durval Paiva. Também estão convidados a participar do momento de celebração à vida, as pessoas que venceram a luta contra o câncer.
A Casa Durval Paiva celebra 30 anos de fundação no próximo dia 11 de julho, com uma extensa programação comemorativa. Ao longo de sua trajetória, a instituição já assistiu 2.035 crianças e adolescentes oriundas de municípios potiguares, também dos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Piauí, Sergipe, Pará, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal.
História – Fundada em 11 de julho de 1995, a Casa Durval Paiva surgiu em meio a uma história de lutas e superações diante do diagnóstico de câncer infantil do jornalista Fernando Campos, à época, com 2 anos de idade. Para realizar o tratamento do retinoblastoma, a família levou Fernando para a Filadélfia, no estado norte americano da Pensilvânia. Diante do acolhimento integral recebido pela família nos EUA, surgiu o desejo de implantar em Natal uma instituição nos mesmos moldes para acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ajudando famílias a enfrentar o diagnóstico de câncer infantojuvenil com dignidade.
O espaço físico onde funcionaria a Casa Durval Paiva, foi uma pequena casa no bairro Barro Vermelho, doada pelo avô materno de Fernando Campos. Com a aquisição de imóveis vizinhos, várias reformas e construções, a Casa foi ampliada e ocupa atualmente uma área de 2.419,26 metros quadrados. No local são acolhidos crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas, assim como suas famílias.
Atualmente, com 19 apartamentos, a instituição disponibiliza hospedagem para os pacientes e seus acompanhantes, seja no sistema day-use ou temporada. Durante a permanência na Casa Durval Paiva, o paciente e seu núcleo familiar, são assistidos de forma integral por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, fisioterapeuta, odontólogas, pedagogas, assistentes sociais, nutricionista e farmacêutica.
Outra frente de atuação da Casa Durval Paiva é o trabalho de capacitação para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Atenta ao elevado número de óbitos de crianças e adolescentes causados pelo câncer - o câncer infantil é a primeira causa de morte por doença em crianças em todo o mundo - a Casa Durval Paiva atua capacitando profissionais da saúde e da educação em todo o RN para o diagnóstico na fase inicial da doença. Através de campanhas mensais, a instituição também busca sensibilizar pais e responsáveis para que estejam atentos aos sinais e sintomas que podem indicar a presença de câncer.
Em três décadas de atuação, a Casa Durval Paiva passou a suprir a deficiência do Estado, promovendo bem-estar, qualidade de vida e inclusão social, através de projetos voltados aos pacientes e seus familiares. Um deles é o Projeto Vida, que já construiu 116 casas e reformou 154 para pacientes que não têm acesso à moradia adequada.