Saúde

Câmara derruba veto e unidades de saúde de Natal vão contar com Projeto Farmacêutico Clínico

06/03/2025 23h38

Câmara derruba veto e unidades de saúde de Natal vão contar com Projeto Farmacêutico Clínico

Foto: Divulgação
 
 
Por unanimidade, com os votos dos 26 vereadores presentes na sessão ordinária desta quinta-feira (06), a Câmara de Natal derrubou o veto do Executivo ao Projeto de Lei 743/2021, do vereador Tércio Tinoco. O PL institui o Projeto Farmacêutico Clínico e reestrutura a atuação de profissionais farmacêuticos em unidades de saúde da rede pública municipal. “Infelizmente, ainda há um distanciamento muito grande entre os pacientes e os farmacêuticos. Muitos atendimentos são feitos à distância, com janelas e grades, que separam o povo desse profissional. Falta humanização e orientação aos que vão ali buscar a medicação prescrita. O projeto quer aproximar a população a esse profissional tão importante”, justifica o vereador.
 
O Programa Farmacêutico Clínico deverá ser implementado na rede pública municipal incluindo: UPAs, Unidades Básicas e Mistas de Saúde; seguindo o mesmo modelo de atendimento do PROSUS, onde em seu espaço físico, há uma sala, em separado, para o atendimento e orientação farmacológica. O farmacêutico deverá informar aos pacientes sobre os medicamentos prescritos, e orientá-los sobre a importância do uso correto deles. “Saindo do consultório médico com a receita em mãos, o paciente será encaminhado para atendimento com o farmacêutico. Esse contato, que hoje não existe, é importante para o paciente e para o sistema público de saúde, pois aumenta e muito a possibilidade de sucesso do tratamento e a resolutividade das ações em saúde”, diz Tércio Tinoco. 
 
A adaptação do novo modelo organizacional e de logística ficará sob a responsabilidade de cada gestor das unidades de atendimento.