Emanuela Sousa

08/08/2021 00h16
 
A prepotência da modernidade - A moda Cringe 
 
Já fazem algumas semanas que estamos vendo espalhar pela Internet uma nova moda chamada "cringe". 
 
E claro, curiosa por natureza fui a fundo nas pesquisas para saber sobre. Cringe, é uma palavra americana que significa "vergonhoso" ou "mico". 
 
Jovens e adolescentes adotaram essa expressão para separar o que é vergonhoso do que é moderno, atual, criando um embate de gerações e discussões na Internet. 
 
O curioso de toda essa discussão entre as gerações - que chega a soar como algo banal,  traz  (ótimas) reflexões necessárias, como a importância da passagem do tempo. 
 
Você, eu e a maioria de meus leitores somos cringe.
E saber disso nos traz algumas angústias... Os problemas devido ao peso da idade começam a aparecer e o medo em não ser aceito pelo mercado de trabalho, quando já não tem mais vinte anos, começa a ser apavorante.  
 
Sim, a maioria de nós estamos envelhecendo. A fase juvenil de repente ficou num passado distante...  Precisamos de café para encarar o dia, falamos muito sobre boletos e de como é difícil ser adulto. Algo que não foi passado para nós quando éramos pequenos. 
 
Daqui há um tempo virão os cabelos brancos, alguns começarão a ter filhos, a velhice chegará, e nossas bagagens não serão mais nossas, ficará para passar às próximas gerações.
 
No entanto há um detalhe: A geração Z (os jovens e adolescentes nascidos entre 1995- 2010)  esquecem que um dia envelhecerão como nós... Eles também serão os próximos cringe. Terão preocupações semelhantes as nossas,  cabelos brancos, boletos para pagar e meia dúzia de hábitos como os nossos. 
 
A arrogância da modernidade os faz desconhecer cronos (o Tempo). Cronos nos devora e chega para todos. E não há como impedi-lo. Cronos vem para ensinar que todos nós somos meros mortais, que tudo é finito. Há começo, meio e fim. 
 
Ainda cega pelo imediatismo e cheios de prepotência,  a geração Z, com todo seu deboche, ainda tem o que aprender...  Não cabe a nós educa-los.  Deixemos essa função para o tempo. 
 
Não tenhamos  vergonha de ser chamados de  "cringe". Somos sim pessoas que tem bagagem, experiência,  mesmo que esgotados pelo cansaço, assumimos com honra nossas responsabilidades e vemos a vida com mais sabedoria do que os demais.  
 
Cringe é elogio perto das prepotências da modernidade.
 
Sigamos com sabedoria
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).