Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.
PELAS JANELAS DO MEU CARRO, Costa da Caparica…
Verão Europeu quase chegando ao fim…
Pelas janelas do meu carro desta vez foi o belo visual da Costa da Caparica nas alturas, como também, tive a oportunidade de curtir uma boa praia por lá…
A Costa da Caparica está situada no Município de Almada a cerca de 16 km de Lisboa, saindo da capital portuguesa seu acesso é pela Ponte 25 de Abril que logo na travessia do Rio Tejo já nos apresenta um fabuloso cenário.
A Costa tem 15 km de extensão que é composta por 28 praias, sendo 24 abertas na temporada balnear com toda a estrutura adequada ao público incluindo nadador salvador ou salva-vidas, ainda, somando-se 4 praias selvagens.
Ademais foram 10 classificadas com “Bandeira Azul” para o verão de 2023, símbolo de qualidade que cumpre um conjunto de critérios desde natureza ambiental a segurança e conforto. As agraciadas são as Praias de São João da Caparica, Santo Antônio, Paraíso, Dragão Vermelho, Nova, Rainha, Sereia, Infante, do CDS e da Mata.
As praias são para todos os gostos, cada uma com suas características a exemplo de águas tranquilas apropriadas para a criançada, algumas especializadas na prática de desportos náuticos, como também, as preferidas pela turma jovem, outras pela comunidade LGBT, praticantes do naturismo, entre outras especificações.
Há muitas renomadas como a Praia Fonte da Telha que é famosa pelo surf, inclusive bateu o recorde do Guinness com a maior aula de surf do mundo em 2018 com 327 alunos; a Praia 19 pelo naturismo e frequentada pela comunidade LGBT; a Praia Morena como reduto dos mais jovens e, assim, torna-se bastante difícil eleger a melhor.
Este ano fomos a Praia da Rainha, a qual é muito frequentada por famílias, como também, o espaço é muito atrativo para os jovens. Curtimos um maravilhoso dia de sol e até comemos a tradicional “Bola de Berlim”, introduzido na cultura portuguesa pelos alemães refugiados na altura da Segunda Guerra Mundial, doce semelhante ao nosso “Sonho de Noiva”, compramos da simpática “Baiana”, vendedora muito conhecida na área.
As praias são lindas, limpas, organizadas com estrutura necessária para a segurança dos banhistas, desde socorristas aos passadiços instalados até quase a beira mar facilitando o acesso de todos, simplesmente são encantadoras mesmo que o banho de mar seja com águas frias, diferentemente dos trópicos como no Nordeste do Brasil de águas quentes.
Vale muito conhecer…
Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL.
https://youtu.be/5pURAXPoub0?si=_jTHkkifpuB16R6x
Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).