Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.
Ílhavo, Museu Marítimo…
O município de Ílhavo está inserido no Distrito de Aveiro bem próximo de sua capital que leva o mesmo nome, a cerca de 6 km, sendo a 250 km de Lisboa na Região Centro do país.
Sua população é de 39.235 habitantes (2021) e a cidade é conhecida pela indústria de porcelana Vista Alegre, como também, por ser ligada à pesca do bacalhau. Desta vez tive a oportunidade de visitar o Museu Marítimo de Ílhavo em companhia de bons amigos brasileiros que estávamos viajando juntos pelas Terras Lusitanas.
O museu é uma bela mostra da memória e história da pesca do bacalhau, as quais foram verdadeiras aventuras humanas, inclusive a maioria dos capitães que comandavam as embarcações e pescadores tinham como origem na região. Sua pesca por homens e navios portugueses está relacionada ao começo do século XVI.
A exposição permanente no primeiro piso é composta por 3 espaços bem interessantes: ao centro é uma reconstituição de um iate de pesca do século XX cortado pelo convés, à direita uma série de peças que foram parte do cotidiano dos tripulantes de veleiros portugueses entre os anos quarenta e sessenta e, à esquerda, a representação de espaços do navio que ficavam sob o convés, a exemplo dos lugares a bordo onde cozinhavam, faziam as refeições, dormiam, o porão de salga, câmara dos oficiais…
Na sequência nos outros andares e compartimentos expõem desde tipos de embarcações aos tipos destes peixes, como também, inúmeras curiosidades que envolvem esta saborosa iguaria a um aquário que podemos apreciar vários exemplares.
Entre as descrições apresentadas contam que o bacalhau vive em média de 16 a 20 anos; o adulto pode medir 1,50 metros e pesar de 30 a 90 kg; seu habitat é em águas frias, onde os juvenis encontram-se junto a costa de 10 a 30 metros de profundidade e os adultos preferem águas mais profundas de 100 a 200 de profundidade; sua reprodução é entre o inverno e primavera; o Bacalhau-do-Atlântico é considerado como o verdadeiro bacalhau português…
E assim, “O Bacalhau é o peixe dos peixes. Símbolo de fortuna e prosperidade. Abundância e escassez. Ecologia e negócio. Alimento e cultura. Realidade e lenda.”
Ambiente surpreendente, simplesmente espetacular…
Amei conhecer, vale muito…
Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL.
https://youtu.be/I8E1TJ9gw6s?feature=shared
Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).