Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.
IGREJA DA GRAÇA, Pedro Álvares Cabral…
A Igreja Nossa Senhora da Graça está localizada em Santarém, a cerca de 83 km de Lisboa. O Município possui uma população de 58.671 habitantes (2021) e Santarém é conhecida como a “Capital do Gótico” portuguesa devido aos vários monumentos dedicados a este estilo arquitetónico e artístico, banhada pelo Rio Tejo que poderemos apreciar do belo miradouro “Portas do Sol”, o qual seu nome já diz tudo.
Visitei a localidade várias vezes, mas cada momento tem suas peculiaridades que se apresentam de forma diferente e até mesmo mais encantadoras, talvez sejam as companhias, nosso estado de espírito ou quando encontramos um atencioso guia pelo caminho como Afonso Pinto, quem nos relatou parte da história da Igreja graciosamente…
A Igreja da Graça como é mais conhecida levou aproximadamente 200 anos para ser concluída, iniciando sua construção no século XIII e terminando somente no século XV, pois naquela época não havia alguns equipamentos que facilitavam as obras a exemplo de andaimes e gruas. Entretanto possui uma preciosidade que nos atrai muito, lá está sepultado Pedro Álvares Cabral na Capela de S. João Evangelista, além de que vizinho está uma de suas propriedades que ele residiu, atualmente a “Casa do Brasil”.
Cabral foi um fidalgo português, navegador, explorador, descobridor do Brasil. Ele nasceu em Belmonte e morreu em Santarém, onde vivia com sua família, casado com D. Isabel de Castro, sobrinha de Afonso de Albuquerque, cognominado “O Grande”, este reconhecido como um génio militar pelo sucesso da sua estratégia de expansão, sendo o 2º governador da Índia Portuguesa e Vice-rei.
Cabe ressaltar que em 1903, a campanha nacionalista requereu o traslado dos restos mortais de Cabral para o Rio de Janeiro; uma parte foi para o Brasil, outra mais adiante doada à Belmonte para a Igreja de São Tiago e, o restante permaneceu na Graça.
Entre várias curiosidades, estão suputados no Templo um dos governadores da região, Bernardo de Sá de Santarém, quem deu o nome da Cidade do Rio de Janeiro; D. Pedro de Meneses com suas duas mulheres e sua filha, pois a primeira esposa era infértil e buscou outra com a finalidade ter seus descendentes, foi o primeiro governador de Ceuta, situado no norte da África. A conquista de Ceuta abriu caminho para um dos períodos mais marcantes da história do país, os Descobrimentos e a Expansão Marítima.
Sepultado, também, Gil Antes, quem dobrou o Cabo Bojador no sul da África em 1434 que acreditavam ser o fim do mundo, pois era uma região muito difícil de ultrapassar por ter várias correntes marítimas, percebeu que se afastando um pouco mais e voltando a entrar conseguia apanhar uma corrente possível de navegar, mais adiante Vasco da Gama chega à Índia.
Outrora as classes mais abastardas eram sepultadas nas igrejas, pois não se preocupavam com sua conduta ao longo da vida, muitos maltratavam toda a gente e acreditavam que doando parte de sua fortuna a igreja e enterrados nestas edificações eram perdoados e, assim, teriam acesso ao paraíso.
Voltar aos lugares que conhecemos, naturalmente enxergaremos outros encantos…
Vale muito conhecer, pois faz parte de nossa história…
Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL.
https://youtu.be/-xtdnj2LUf0?feature=shared
Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com
ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).