Liliana Borges

Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.

07/10/2023 08h54

 

BUDDHA EDEN, Bacalhôa…

 

O Bacalhôa Buddha Eden é o maior Jardim Oriental da Europa localizado na Quinta dos Loridos em Bombarral, por volta de 77 km de Lisboa, criado inicialmente pelo Comendador José Berardo em protesto contra destruição dos Budas Gigantes Afegãos de Bamyan, situada a cerca de 181 km de Cabul, Capital do Afeganistão. Considerado um dos maiores atos de barbárie cultural tentando apagar da história e memória as belas obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara do século VI d.C.

Visitei o parque recentemente por duas vezes na última semana em boas companhias de turistas amigos que fiz alguns passeios pela Terras Lusitanas. O lugar é realmente para visitar várias vezes, pois é uma área de aproximadamente 35 hectares repleto de esculturas, Budas gigantes, inúmeras obras de arte, como também, um jardim de esculturas africanas, entre muitas maravilhas.

Este último citado é dedicado ao povo Shona de Zimbabué que tem a tradição de mais mil anos esculpir pedras a mão, transformando-as em obras de arte, no local existem mais de 200 esculturas em harmonia com 1000 palmeiras, mas este espaço não tivemos tempo para visitar na altura, ficará para outro momento.

É muito difícil relatar a beleza do lugar, mas algumas poderei mencionar como a escadaria central com os Budas Dourados que nos tramite uma sensação de paz, harmonia e serenidade, pois foi um dos objetivos da criação deste ambiente magnifico.

A representação do Exército de Quin Shi Huang, o primeiro imperador da China, considerada Arte Funerária, semelhantes as esculturas que foram enterradas com o imperador em 210-209 a.C., pois acreditavam que iria proteger o governante chinês em sua vida após a morte.

O lindo lago decorado com árvores japonesas e cerejeiras nas suas margens; uma ponte  que leva a um pagode vermelho ao centro, o qual é um tipo de torre com múltiplas beiradas, comum em alguns países orientais e asiáticos a exemplo do Japão, China e Coreia que eram construídos com fins religiosos; Carpa Koi nadando em suas águas transparentes que na cultura oriental este peixe é sinal de boa sorte, virilidade, sabedoria e resistência, ainda mais, o exército imperial sendo seu guardião nas proximidades.

O parque foi construído em homenagem a paz, desde 2007 passando por várias ampliações como em 2012 incrementando com a Arte Contemporânea e 2015 com Arte Africana, sendo utilizados cerca de 6 mil toneladas de mármore e granito da China.

A entrada custa 6 euros e criança não paga até os 12 anos, mas disponibiliza um trenzinho   que dará acesso a quase todos os sítios com mais o valor de mais 6 euros, porém neste criança paga acima dos 3 anos. É uma forma de conhecer sem se cansar que poderá descer e subir nas paradas que desejar com intervalos aproximadamente de 20 minutos.

Cabe ressaltar que é proibido fazer piqueniques no parque, mas possui boa estrutura com restaurante, snack bar e até loja de vinhos produzidos pelo Bacalhôa Vinhos de Portugal que podemos degustar e adquirir se assim quiser.

Vale muito incluir nos roteiros de viagens, pois realmente enchem nossos olhos e ativam todos nossos sentidos…

Simplesmente fabuloso…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL.

https://youtu.be/pLbpT3Ud0uM?feature=shared

Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).