Liliana Borges

Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.

14/10/2023 07h18

 

PONTA DE SAGRES, Cabo de São Vicente…

 

A Ponta de Sagres e Cabo de São Vicente distam um do outro por volta de 4 km, a cerca de 330 km de Lisboa, ambos situados na Freguesia de Sagres no Concelho de Vila do Bispo no Distrito de Faro em Portugal.

A Ponta de Sagres é um promontório, ou seja, um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende pelo oceano, sendo o Cabo de São Vicente considerado como o extremo sudoeste da Europa Continental, como também, o ponto mais sudoeste do país, o qual Estrabão acreditava ser o ponto mais ocidental de todo mundo habitado, quem foi um renomado historiador, filósofo e geógrafo grego, autor da monumental Geografia, nascido em 63 a.C. ou 64 a.C.

Outrora, provavelmente, a região foi usada para fins religiosos desde o Neolítico, onde foram encontrados vários menires, monumentos de pedra pré-históricos cravados verticalmente no solo, posteriormente, a Ponta de Sagres foi muito importante para os navegadores, pois abrigavam as embarcações a espera de bom tempo para ultrapassar a zona do Cabo de São Vicente em decorrência do mar revolto que os empurravam ao encontro das falésias.

Ademais a localidade é famosa pela Escola de Sagres que seria a escola náutica que o Infante D. Henrique a teria instalado, porém não foi encontrado indícios documentado da existência da mesma e muitos historiadores duvidam da sua veracidade, e assim, considerando uma lenda. Talvez tenha sido apenas grupos de estudos, quem sabe…

Na Ponta está a Fortaleza de Sagres, a qual é visitável no horário de 9:30h às 17:30h com última entrada às 17:00 horas, mas não foi desta vez que visitamos por se encontrar encerrada quando lá chegamos, mesmo assim foi possível deslumbrar a belíssima paisagem aos seus pés.

Mais adiante, o Cabo de São Vicente onde poderemos curtir a sensação de liberdade admirando a imensidão do Oceano Atlântico, sentido o vento forte a embaralhar nossos cabelos, as gaivotas em voos rasantes, o Farol do Cabo, as falésias, o espetáculo do pôr do sol…

Tudo isso faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, além de ter a oportunidade por sorte de apreciar passagens de navios que trafegam entre o Mar Mediterrâneo e o Norte da Africa e, principalmente, pisar em um dos pontos extremos da Península Ibérica, como também, chegar ao 0Km da Atlantic – Costa Route da EuroVelo 1, Rota da Costa Atlântica em Portugal, Cabo Norte-Sagres, com a extensão de mais 200 km de costa, desde a fronteira espanhola até Sagres.

A EuroVelo citada acima é uma Rede Europeia de Ciclovias constituída por 17 rotas cicláveis de longa distância, as quais cruzam o Continente Europeu. Entre rotas e circuitos ultrapassam 90.000 km que atravessam 42 países.

O lugar enche nossos olhos, simplesmente, deslumbrante…

Vale muito conhecer!

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com

https://youtu.be/q-cbsSAx_o4?feature=shared

 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).