Liliana Borges

Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.

21/10/2023 00h05

 

Óbidos, Outras Emoções…

 

Óbidos é uma charmosa vila medieval entre muralhas situada no Distrito de Leiria em Portugal, a cerca de 85 km de Lisboa. Visitei várias vezes, mas em cada momento tem um sabor diferente com novas descobertas, desde as companhias aos lugares que dediquei mais um tempinho para conhecer melhor.

Desta vez passando pela Biblioteca Municipal, “Casa José Saramago”, resolvemos entrar e nos surpreendemos com seus espaços completamente acolhedores. Logo na entrada uma volta no tempo ao século XIV ao XVI com o “Silo da Casa do Pelourinho” da época tardo-medieval que se destinava ao armazenamento de cereais e outros alimentos sólidos.

Na sequência salas aconchegantes de leitura, reuniões e mais uma especial para crianças; uma varanda com uma bela visão da Igreja de Santa Maria, seu pátio e parte da cidade; um Jardim que o Sr. Pedro, funcionário da casa, estava cuidadosamente dedicando a atividade de jardinagem e nos convidou para conhecer, assim nos apresentou uma Nogueira que quebrou alguns frutos retirados diretamente da árvore para saborearmos as deliciosas nozes.

As vezes encontramos alguns anjos pelo nosso caminho e com certeza ele era um, pois nos orientou graciosamente a desbravar Óbidos. Indicou a forma mais rápida para chegar ao miradouro e como poderia vislumbrar melhor do alto a região, tanto a área urbana de um lado com o cenário da vila e, a rural que através de uma porta na muralha é passagem para apreciar os belos campos de cultivos nas proximidades. Simplesmente espetacular…

 

Mais uma oportunidade que tivemos foi visitar o Museu da Filigrana, onde fomos acompanhadas atenciosamente por Raquel e Tatiana. Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal que juntos compõem cada peça minuciosamente, a maioria em ouro e prata, também, em outros metais como o bronze.

 

Sua origem remonta ao terceiro milénio antes de Cristo na Mesopotâmia, sendo as peças mais antigas datadas de 2500 a.C., porém em Portugal foi de grande influência islâmica deixada na Península Ibérica na altura de sua ocupação, sendo considerado o “Ex-Libris” da joalharia portuguesa.

Passeamos pelas ruas sempre fazendo paradinhas e saboreando algumas iguarias pelo percurso como os refrescantes sucos regionais, além de pães rústicos recheados e assados no forno à lenha, saindo a cada instante bem quentinhos na tradicional “Capinha d’Óbidos”.

Almoçamos no “XII Apóstolos” na rua Josefa de Óbidos, nº 7, sendo sua gastronomia Italiana, Mediterrâneo e Europeia que primeiramente optamos por uma refeição mais leve como saborosas saladas, embora não resistimos a tentação das pizzas com massa finíssima e crocante. O restaurante está classificado pela Tripadvisor com pontuação 4 de 5, avaliado nesta altura por 452 pessoas.

Óbidos além de ser uma linda vila medieval com um riquíssimo patrimônio histórico é conhecida por diversos motivos como “Vila das Rainhas” por pertencer por várias dinastias à Casa das Rainhas desde que D. Dinis ofereceu a sua esposa; pela famosa bebida licorosa “Ginjinha”, como também, por “Cidade Literária”, título agraciado pela UNESCO em 2015.

E assim, não falta atração para curtir este lugar…

Sempre é tempo para conhecer ou voltar…

Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com

https://www.youtube.com/watch?v=PETy4Pqyv4w

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).