Funcionária pública aposentada, residente em Portugal.
AMADORA, Parque Maurício/Turma da Mônica…
Amadora é uma cidade portuguesa situada na Região Metropolitana de Lisboa a cerca de 11 km com 171.500 habitantes (2021), conhecida por muitos como a “Terra da Banda Desenhada no País” que no Brasil são as histórias em quadrinhos, em Portugal sua denominação teve influência do termo francês “bande dessinée”.
Desde de 1989 acontece o renomado “Amadora BD”, então designado Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, considerado o mais importante nacional no gênero e um dos mais importantes europeus. Este ano realizado em 19 a 29 de outubro na sua 34ª Edição, a qual não tive a oportunidade de visitar nesta altura, mas recentemente conheci na localidade o Parque Maurício de Sousa, Turma da Mônica.
O parque foi inaugurado em 16 de novembro de 2013 em homenagem ao criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, situado na Rua das Indústrias/Rua Maria Alda Barbosa Nogueira com aproximadamente 4 mil metros quadrados, construído no espaço que anteriormente era a Fábrica da Cultura onde acontecia os festivais, sendo utilizados vários materiais reciclados até mesmo da estrutura que havia no local.
O espaço possui equipamentos infantis direcionados para crianças com mobilidade reduzida que as possibilitam deslocar livremente em cadeiras de rodas e aproveitar, ainda mais, suas brincadeiras. O horário de abertura no inverno são das 9h às 18h e no verão das 10h às 20h.
Maurício de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes no Brasil e aos 19 anos foi residir em São Paulo que chegou a trabalhar no Jornal a Folha de São Paulo escrevendo reportagens policiais por 5 anos, em 1959 criou o primeiro personagem o cãozinho “Bidu” e na sequência vieram tantos outros como a Mônica, Magali, Cascão, Cebolinha, Chico Bento…
A maioria dos personagens foram inspirados nos seus dez filhos, todos ganharam homenagens nas páginas dos gibis; a exemplo de suas filhas, Mônica que tinha um coelhinho azul e inspirou o inseparável boneco “Sansão”, Magali que era apaixonada por melancia e assim por diante, características especificas baseadas na realidade do cotidiano de sua família.
Caminhar pelo parque nos faz reviver momentos de nossa infância em companhia dos queridos personagens alegrando nosso percurso, pois de alguma forma eles estiveram presentes nas nossas brincadeiras, leituras e imaginação. Meu pai semanalmente comprava gibis na banca de revista de meu tio e eu tinha o privilégio de sempre ler uma edição atualizada, adorava até o cheirinho da revista novinha…
Ademais visitar este parque é sentir mais um pedacinho de nosso Brasil nestas terras, não tem como não nos emocionar…
Vale muito conhecer, amei…
Confira o Vídeo sobre a matéria no meu canal no YouTube LILIANA BORGES EM PORTUGAL. Consultoria de Turismo nas Terras Lusitanas - lilianaoborgespt@gmail.com
https://youtu.be/wPilsOYKgSM?feature=shared
É bonito de ver vários personagens que fizeram parte de nossa infância, reviver
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).