Daniel Costa

31/01/2024 10h11

 

Inacreditável!

 

Há algo que eu não consigo entender: qual a razão da insana idolatria dos potiguares por times da região sudeste, especialmente pelos do Rio de Janeiro e pelos de São Paulo? Por que isso? Difícil explicar.

Eu sei que o futebol daqui, faz uma eternidade, não anda bem das pernas e que essa loucura toda pelas equipes das bandas de lá do país é um pouco culpa da televisão, capaz de fazer entronizar na cabeça das pessoas que os times paulistas e cariocas valem muita coisa. Na verdade, chego até a aceitar que para uma geração que viu desfilar na TV de tubo jogadores do quilate de Zico, Júnior, Careca e Sócrates seja difícil não se tornar um simpatizante do futebol jogado naqueles estados.

O que não dá pra engolir são os sujeitos fanáticos, histéricos torcedores que conseguem ser mais botafoguenses, flamenguistas e vascaínos do que os próprios cariocas. Vou mais longe: não consigo imaginar como é que alguém que cresceu acompanhando o futebol a partir de meados dos anos 90, época em que a mediocridade futebolística tomou conta dos times brasileiros, é capaz de derramar uma gota de lágrima por qualquer equipe, além daquelas do seu próprio estado.

Muito pior. Como explicar o fanatismo por times das áreas em que vivem os brasileiros que guardam em suas almas um desprezo indesmentível contra todos nós, habitantes do nordeste, ao ponto de nos “apelidar”, de forma escancaradamente pejorativa, de PARAÍBAS?

Vi, certa vez, um famoso jogador do Vasco, numa partida em Natal, contrariado com a arbitragem, cuspir a seguinte frase: " A gente vem jogar na paraíba e botam um paraíba para apitar, só pode dar nisso ". Sem esquecer do presidente da República, natural de São Paulo, que em pleno exercício do mandato, assim se expressou: "De todos os governadores da paraíba, o pior é ...".

Apesar de tudo isso, o forte na terra de Poti é a torcida pelos times das cidades que diminuem o valor dos "camarões". No último final de semana, assistiu-se em Natal a uma partida com cerca de 25 mil expectadores lotando o estádio para verem a baixíssima apresentação dos reservas do flamengo, o que, diga-se de passagem, já era esperado. Uma pelada de marca maior que deveria, na realidade, servir de mote para ondas de protestos pela volta do bom futebol.

Mas os potiguares foram. E vibraram com o 0 x 0.

INACREDITÁVEL! 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).