Armando Souza

Músico, Empreendedor Cultural, Produtor musical e diretor da Escola Oficina Livre de Música.

31/05/2024 12h02
 
ALDIR BLANC 2: Seu Município está preparado?
 
A lei Aldir Blanc 02, de Nº 14.399/2022, é uma extensão da lei Aldir Blanc original, e foi implementada em resposta à pandemia da COVID-19 para apoiar o setor cultural brasileiro. A nova lei foi sancionada pelo presidente da repúlblica em julho de 2022 e visa proporcionar a continuidade ao auxílio emergencial para trabalhadores e espaços culturais largamente afetado pela crise sanitária. Seus objetivos são: a continuidade do suporte financeiro pelos próximos cinco anos; descentralizar os recursos buscando garantir a sua distribuição ampla e equitativa e incentivar à produção cultural promovendo a criação, difusão e circulação dessas atividades, entre outras áreas afins. Com isso a lei pretende beneficiar uma ampla gama de agentes culturais que estão na ponta do processo  e que atuam de forma praticamente anônima para manter o seu sustento. A implementação da lei Aldir Blanc 2 envolve a adesão e a colaboração entre os entes federativos e devem ser realizadas através de oitivas, escutas, conferências e chamadas públicas em consonâncias com os anseios da população cultural, sendo fundamental para identificação das necessidades das comunidades longínquos, inclusão social, revitalização e preservação da diversidade cultural e a distribuição dos recursos de forma eficaz.
 
Prevista para acontecer pelos próximos cinco anos, a lei busca não apenas remediar os danos econômicos causados pela pandemia, mas fortalecer o setor cultural e, por conseguinte, proporcionar alternativas de trabalho e renda para milhões de profissionais da cultura em todo território brasileiro.
 
Para ter direito a receber os recusos da lei Aldir Blanc 2, todos os municípios deverão cumprir ou adequar-se às estruturas exigidas pelo SNC (Sistema Nacional de Cultura). Para saber se o seu município já vem implantando as estruturas do sistema municipal de cultura, conforme às suas exigências, basta o agente cultural acessar as plataformas utilizadas pelo Ministério da Cultura e conferir: Adesão, inscrição do conselho cultural, os planos de trabalhos e a institucionalização do fundo municipal de cultura.
 
A lei Aldir Blanc, no geral, representa um marco significativo no apoio cultural brasileiro em tempos de crise, mas também, uma oportunidade de crescimento profissional, destacado-se como elemento essencial para a identidade e prosperidade cultural do país. E aí? Seu município está preparado para receber os recursos da Lei Aldir?
 
 
DESTAQUE CULTURAL
O destaque da semana é a apresentação do CHORO DO CAÇUÁ, comandada pelo artista potiguar Carlos Zens, às 10h, na PRAÇA PADRE JOÃO MARIA, Centro Histórico de Natal. O Choro do Caçuá é uma projeto de intervenção e interação musical com a comunidade, qualquer pessoa pode participar levando sua alegria ou seu instrumento preferido. 
 
 
AGENDA CULTURA POTIGUAR NOTÍCIAS
 
30/05 – 19h – FORRÓ DE QUINTA – CARRANCAS/PIUM;
31/05 – 15h – SHOW: BAILAMOS – TEATRO RIACHUELO;
31/05 – 20h – KLEBER CAMARGO – ECCO VILLE FOOD PARK;
31/05 – 20h – SHOW: DOIS TOCAS - BARDALLOS 
01/06 – 10h - CHORO DO CAÇUÁ – PRAÇA PADRE JOÃO MARIA
01/06 – 13h – CHORO e SAMBA – CARRANCAS/PIUM;
02/06 – 10H – SHOW: RECICLORES – PARQUE DAS DUNAS;
02/06 – 20h - MARACAJAAZ – MAHALILA CAFÉ;
02/06 – 20h – SINGLE: RG DO NORTE DE CHICO TÁCIO/MACAU;   
 
 
ARMANDO SOUZA
@armandopsouza
@oficinalivredemusica

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).