Entrevista com o Prof. Breno Almeida do IFRN sobre lançamentos de E-books

26/07/2020

Por: Andrezza Tavares (IFRN)
Foto: Ms. Breno Almeida (IFRN)

Entrevista com o Professor Pesquisador Breno Almeida sobre “Lançamento de Livros Eletrônicos do campo da Educação”

Entrevista concedida pelo Prof. Ms. Breno Almeida, pesquisador sobre formação de professores e educação profissional, ao portal de jornalismo Potiguar Notícias. O entrevistado é professor dos cursos de graduação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e fala sobre a importância da produção e socialização do conhecimento por meio de livros eletrônicos publicados pela Editora FAMEN. A sua reflexão sobre a produção de e-books com graduandos e com experientes pesquisadores do campo da educação realça a práxis assertiva de ensino com pesquisa que pode inspirar outros formadores de professores.   

1. O livro intitulado “Residência Pedagógica na Licenciatura em Informática: partilhando possibilidades”, que será publicado em Fórum Internacional, foi organizado por professores do IFRN campus Ipanguaçu. Qual a relação dos organizadores com os autores dos capítulos do e-book?

Os organizadores apresentam intensa relação com os autores da obra. Eu,  Breno Trajano de Almeida (IFRN), atuei como orientador do Programa de Residência Pedagógico do IFRN campus Ipanguaçu, no contexto da elaboração do e-book, que ocorreu no edital PRP/CAPES/2018. Daniel Aguiar da Silva Oliveira Carvalho (IFRN) atuou como coordenador do curso de licenciatura em informática. Para maior informações sobre o lançamento online dos livros, socializo a programação do evento por meio do link: https://www.famen.edu.br/iforfen . A inscrição será realizada pelo enderoço eletrônico: https://www.even3.com.br/iforfen/.   

2. Quem são os autores do e-book “Residência Pedagógica na Licenciatura em Informática: partilhando possibilidades”?

São estudantes de licenciatura, bolsistas CAPES participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Licenciatura em Informática do IFRN campus Ipanguaçu. O e-book sistematiza experiências sobre as práticas desenvolvidas durante os períodos de imersão e regência nas escolas públicas do Vale do Açú. O livro será lançado, no dia 04 de agosto, na ocasião do I Fórum Internacional de Educação da Faculdade FAMEN (I FORFEN).       

3. O e-book “Discursos interdisciplinares por uma educação transformadora” ressalta o valor das dinâmicas de práxis interdisciplinares em espaços escolares e não escolares. Comente sobre esta segunda obra que o professor e pesquisador também irá lançar.

O livro eletrônico intitulado “Discursos interdisciplinares por uma educação transformadora” foi organizado pelos professores Breno Trajano de Almeida (IFRN) e Rosana de Oliveira Sá (IFPB) e com prefácio do prof. Celso Antunes. O livro aborda as temáticas: formação de professores e práxis pedagógicas; política e gestão da educação; ensino e currículo; psicologia da educação, psicopedagogia, neuropedagogia e inclusão escolar.

Os capítulos compreendem práxis de ensino com pesquisa  desenvolvidas por professores e pesquisadores de instituições de ensino superior de diferentes regiões do Brasil.

Agradecemos a sua entrevista, desejamos que os lançamentos das produções acadêmicas traduzidas em e-books tenham sucesso. Sem dúvida são livros eletrônicos que abordam importantes problemáticas para o campo da educação. Parabenizamos pela iniciativa docente de práxis transformadoras a partir da experiência de ensino com pesquisa.

 

Nota: Esta entrevista publicada no Portal de Jornalismo Potiguar Notícias (https://www.potiguarnoticias.com.br/) integra o repertório de publicações do Projeto pluri-institucional intitulado “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - IV EDIÇÃO”. O Projeto, vinculado à Diretoria de Extensão (DIREX) do campus IFRN Natal Central e ao Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Educação Profissional PPGEP do IFRN, articula práxis do campo epistêmico da Educação a partir de atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização com o campo da comunicação social a partir da dinâmica de produções jornalísticas por meio de diversos canais de diálogo social como: portal de jornal eletrônico, TV web, TV aberta, rádio e redes sociais. O objetivo do referido Projeto de Extensão do IFRN é socializar ideias e práxis colaboradoras da educação de qualidade social, de desenvolvimento humano e impacto social por meio da veiculação de notícias em dispositivos de amplo alcance e difusão de comunicação social. Para mais informações sobre o Projeto contacte a coordenadora: andrezza.tavares@ifrn.edu.br. O link do Projeto de extensão e desta publicação também será socializado por meio do portal eletrônico do PPGEP/IFRN (https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep/paginas/entrevistas), bem como, por meio do portal eletrônico da Faculdade FAMEN (https://www.editorafamen.com.br/entrevistas/).

 

 

Fonte: Ms. Breno Almeida (IFRN)