Mônica Cavalcante

Professora e feminista

27/11/2024 11h49
109 anos de Djalma Maranhão.
 
Nasceu em Natal, em 27/11/1915.
 
Em outubro de 1960 pela primeira vez na sua história, o município de Natal elegia o seu prefeito através do voto popular - Djalma Maranhão. Ele não era vinculado a nenhum grupo político tradicional da sociedade, guardava raízes e afinidades com o povo mais humilde, as populações suburbanas. 
 
Com base nas reivindicações populares, o prefeito eleito definiu as áreas de educação e cultura a meta número um de seu governo. Natal contava com uma população de 154.276 habitantes, segundo o censo de 1960 e tinha mais de trinta mil analfabetos, entre adultos e crianças  sem escolas. Nesse contexto, a prefeitura teria que enfrentar o problema, porém, sem as soluções convencionais. A prefeitura não tinha dinheiro para construir escolas de alvenaria. A solução foi construir galpões/acampamentos com a cobertura de palha de coqueiro.
 
 
Em 23 de fevereiro de 1961, era lançada a Campanha de Erradicação do Analfabetismo - De Pé no Chão Também se Aprende a Ler. A Campanha desencadeou a criação de bibliotecas, de praças de cultura, do Teatrinho do Povo, da Galeria de Arte, círculos de leitura, encontros culturais, reativação de grupos de danças folclóricas, apresentação de peças teatrais, enfim, havia uma outra organização cultural na cidade.  O mais importante é que o povo participava efetivamente e não apenas assistia como mero espectador. Em 1964 veio o golpe militar que destruiu os Acampamentos, prendeu Djalma Maranhão e o destituiu do cargo de prefeito e acabou com o sonho de milhares  de pessoas de serem alfabetizadas.
 
Por  - Alexandre de A. Maranhão (27/11/2024).

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).