38º Congresso Estadual de Petroleiras e Petroleiras do RN acontece neste sábado (08) em Natal

05/07/2023 10h54


38º Congresso Estadual de Petroleiras e Petroleiras do RN acontece neste sábado (08) em Natal

Foto: PN

 

O petróleo é um combustível fóssil não renovável, uma das atividade produtivas mais buscadas por vários países, e que gera uma série de debates na sociedade, devido a sua importância e impactos para a economia. No Brasil, a Petrobras, estatal que explora o mercado petroleiro, passou por um período de privatizações com as mudanças de governo e enfrentou uma série de críticas, principalmente por parte da população, devido aos aumentos nos preços dos combustíveis.

Para falar sobre esse assunto, e abordar o 38º Congresso Estadual de Petroleiros e Petroleiras do RN, que acontece no próximo dia 08, às 09h, no Hotel Monza, em Natal, os diretores do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras do Rio Grande do Norte (Sindipetro-RN), Marcio Dias e Marcos Brasil, foram os entrevistados do PotyCast do Potiguar Notícias desta quarta-feira (05).

Os diretores expuseram uma série de fatores que contribuíram com desgastes na empresa de petróleo brasileira e que ao longo dos anos só foi piorando. Segundo Marcio Dias, um dos principais motivos foi a falta de investimento, bem como a falta valorização da categoria o que gerou todo o caos do aumentos nos preços de combustíveis.

“Desequilíbrio da cadeia produtiva, processo de privatização feito de maneira errada, setores sucateados sem investimentos que gerou o aumento dos preços dos combustíveis”.

Para além do debate acerca de privatizações, outro tema colocado em pauta foi a transição energética que o estado do estado do Rio Grande do Norte está investindo. Segundo os diretores, os profissionais que atuam na área petroleira serão capacitados e contribuirão para essa nova fase das energias renováveis, principalmente a eólica, que o RN lidera o ranking como maior produtor, a solar, e recentemente, uma nova matriz energética: a de Hidrogênio Verde.

Para encerrar, Marcio Dias e Marcos Brasil destacaram os pontos essenciais para o melhoramento da categoria como, capacitação adequada dos profissionais, valorização salarial e volta da Universidade Petrobras.

 

Fonte: Da Redação do PN, Gabrielle Borges (Com supervisão de Marclene Oliveira)