20/10/2023 09h24
O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é lembrado anualmente no terceiro sábado do mês de outubro, e durante o mês, a campanha Outubro Verde, tem a intenção de alertar sobre os riscos da doença. No sábado (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Coordenação do IST/AIDS, pertencente ao Setor de Promoção à Saúde, realizam ações de educação em diversas unidades de saúde do município com a intenção de incentivar o diagnóstico e o tratamento adequado para a sífilis.
A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), causada pela bactéria Treponema Pallidum, que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios. Nos estágios primário e secundário a possibilidade de transmissão é maior. Já na fase terciária são observados os casos mais graves da sífilis adquirida (transmitida durante relação sexual ou por transfusão de sangue), podendo levar a complicações graves, como lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, e até à morte.
Até o mês de agosto de 2023, foram registrados 1395 casos de sífilis em Natal, sendo 918 de sífilis adquirida, 318 em gestante e 159 casos de sífilis congênita. "É uma doença que pode ser curada e tratada se detectada a tempo. O teste para a detecção está disponível nas unidades de saúde do município, é um teste prático e rápido, tendo o resultado do exame em no máximo 30 minutos.", reforça a secretária adjunta/SMS, Rayanne Araújo.
A data também reforça a importância de se falar sobre a Sífilis Congênita, transmitida para a criança pela mãe infectada. Ela pode causar diversas complicações durante a gestação ou no momento do parto como má-formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal, mas na maioria dos casos a criança não apresentam sintomas no nascimento e as manifestações clinicas podem aparecer a partir dos primeiros meses de vida.
"É importante que essa mãe realize o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, caso o resultado seja positivo, faça o tratamento juntamente com o seu parceiro ou parceira para evitar a transmissão da doença", comenta Tayane Oliveira, coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal.
Durante o mês, a campanha "Outubro Verde" acontece nas unidades de Saúde de Natal, que desenvolvem diversas ações como a intenção de alertar sobre os riscos da doença, oferecendo palestra sobre prevenção à sífilis, sintomas, tratamento e cura; realização de testes rápidos para detecção da doença; além de ações que reforçam a atenção à sífilis congênita, e seus riscos para gestação e importância do teste durante o pré-natal, entre outras.
Confira as unidades que realizam ações neste sábado (21)
A Secretaria também vai disponibilizar um espaço sobre o Outubro Verde no Projeto Participa Natal nos Bairros que acontece neste sábado (21), das 8h às 12h30, na Escola Municipal Amadeu Araújo, localizada na Rua dos Coroas, s/n, conjunto Nova Natal no bairro Lagoa Azul, ofertando a realização de testagem rápida para detecção de sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Distrito Sanitário Norte II
Unidade de Saúde Igapó (comunidade Beira Rio) - de 8h às 12h - Mutirão de testes rápidos.
Unidade de Saúde Parque dos Coqueiros - de 8h às 12h - Palestra e oferta de testes rápidos.
Distrito Sanitário Oeste
Unidade de Saúde Felipe Camarão II - de 8h às 12h - Palestra sobre Sífilis, testes rápidos e exame preventivos.
Distrito Sanitário Leste
Unidade de Saúde Rocas - de 8h às 12h - Palestra e oferta de testes rápidos.
Distrito Sanitário Sul
Unidade de Saúde Mirassol - de 8h às 12h - Testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos.
Fonte: SMS