Andrezza Tavares

02/02/2019 15h43
 
           
 
Exposição do acervo de minério do museu no RN
FONTE: Comunicação Social do Museu de Minérios do RN
 
Por Andrezza Tavares
@jorn.andrezzatavares
 
Em tempos de ampla comunicação social sobre o desastre que aconteceu na barragem de rejeitos de minérios de Brumadinho, em Minas Gerais, é comum que aflore a curiosidade para ampliar o conhecimento sobre os minerais, sua extração, sua utilização econômica, seus impactos ambientais, entre outros tópicos de reflexões. No Rio Grande do Norte o local ideal para saciar essa curiosidade é o museu de minérios situado em Natal/RN.
 
O Museu de Minérios do Estado do Rio Grande do Norte nasceu de uma parceria entre o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN, o Governo do Estado do RN e a Petrobrás. A sede fica localizada no interior do campus do IFRN Central situado na avenida Salgado Filho, no bairro Tirol. 
 
  O espaço fica aberto à visitação a partir das oito horas da manhã às dezessete horas da tarde. O turno da manhã é destinado à visitação das escolas e o turno da tarde destina-se à visitação do público em geral. A sua exposição de minérios permite que o visitante viage pelos bens minerais, realçando a beleza das formas dos minerais, rochas, conchas, entre outros materiais.
 
  O museu dispõe de metodologias que auxiliam na construção de conhecimentos sobre geociências. A didática praticada no museu permite que o público  tenha acesso as várias estratégias que facilitam a aprendizagem sobre os temas. A coordenadora do museu é a Dra. Narla Sathlera, também professora do IFRN. Ela conta com uma equipe de pesquisadores e de guias que auxiliam na visitação e no aprendizado ao longo da trajetória dos diferentes ambientes presentes na excursão. Além de possuir exposições ao público, o museu também oferece atividades como minicursos, oficinas e palestras, entre outras atividades de motivação para a presença do público.
 
  A visitação no museu tem início com o contexto da pré-história, tempo de nossos ancestrais, mostrando o uso dos bens minerais na confecção de ferramentas e pinturas rupestres. Em seguida, aborda os bens extraídos no RN, destacando a importância cultural, histórica e econômica dos minerais no estado. Por fim, contempla os fósseis antigos e rochas, apresentando o processo de sua sedimentação.
 
  Essa matéria foi inspirada na pesquisa de campo realizada pelos pesquisadores: Alexandre Augusto Souza da Silva, Lucas Matheus da Costa Dantas e Sara Beatriz Reinaldo dos Anjos. O grupo é composto por estudantes do curso de licenciatura de Geografia do IFRN. O museu de minérios do IFRN espera por sua visita. 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).