Doutora em Educação (UFRN/2010), professora dos cursos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação do IFRN e Coordenadora Institucional do PIBID/IFRN/2013.
Andrezza Tavares
Luciano Santos
Para enfrentar o COVID-19 inúmeras nações do planeta optaram pelo isolamento social como medida para a mitigação da transmissão da doença. Entre as medidas adotadas merecem destaque o fechamento de escolas, fábricas, comércios, bares, restaurante, cinemas, circos, diminuição da circulação de transportes coletivos, trens, metrôs e de espaços de aglomeração, entre outras.
Diante da problemática mundial que afeta diretamente as unidades escolares, públicas e privadas, a alternativa segura e criativa encontrada foi à transposição de aulas presenciais para aulas eletrônicas por meio da disponibilização dos conteúdos na INTERNET. A novidade desse contexto é o alargamento do uso pedagógico do ciberespaço, transformando a INTERNET em aliada valiosa de professores, estudantes, gestores, comunidades escolares... Sem dúvida, essa conexão profícua será um aspecto que tenderá a se preservar mesmo com o tão desejado e necessário final da Pandemia COVID-19.
A novidade boa da internet, como aliada incrível da mediação pedagógica dos processos educativos, tem sido possível em função do uso de redes sociais, de portais e de plataformas (Moodles, Skype, WhatsApp, Instagram, Facebook, Youtuber, entre outros).
Assim como as aulas presenciais, as aulas eletrônicas também são intencionalmente planejadas pelos profissionais docentes que desenvolvem projeções, orientações, mediações didáticas, estudos sobre novas tecnologias e avaliação. Sendo assim, cabe a todos a superação de preconceitos e o engajamento com as aprendizagens escolares plugadas. Neste momento aula eletrônica é a alternativa mais assertiva para diminuir os impactos limitadores do desenvolvimento humano provocado pelo afastamento de crianças e de adolescentes das instituições escolares. Aulas plugadas ativar!!!
Nota: Esta Coluna publicada no Portal de Jornalismo Potiguar Notícias integra o repertório de publicações do Projeto pluri-institucional intitulado “Diálogos sobre Capital Cultural e Práxis do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) - IV EDIÇÃO”. O Projeto, vinculado a Diretoria de Extensão (DIREX) do campus IFRN Natal Central e ao Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Educação Profissional PPGEP do IFRN, articula práxis do campo epistêmico da Educação a partir de atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização com o campo da comunicação social a partir da dinâmica de produções jornalísticas por meio de diversos canais de diálogo social como: portal de jornal eletrônico, TV web, TV aberta, rádio e redes sociais. O objetivo do referido Projeto de Extensão do IFRN é socializar ideias e práxis colaboradoras da educação de qualidade social, de desenvolvimento humano e social por meio da veiculação de notícias em dispositivos de amplo alcance e difusão de comunicação social. Para mais informações sobre o Projeto contacte a coordenadora: andrezza.tavares@ifrn.edu.br.
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