Evandro Borges

12/02/2021 00h02
 
O convite da FAMEN para Webinar sobre o centenário de Paulo Freire
 
A convite de Valdete do Nascimento, Amélia Tavares e de toda a equipe científica e pedagógica da Faculdade FAMEN participei  do II ENAFEN – Encontro Acadêmico da Faculdade FAMEN procedendo com uma palestra  com o título  “Paulo Freire vive e reverbera do RN para o mundo” com a participação de destacados professores, dentre os quais, gostaria de ressaltar destacadamente a presença de Hailton Mangabeira de Macaíba com seus cordéis e a presença de Maria Eneide educadora de Angicos que conviveu com a experiência de alfabetização de Angicos, realizando um nostalgico depoimento.
 
A FAMEN – Faculdade Metropolitana Norte-Rio-Grandense é a mais nova Faculdade reconhecida pelo MEC em 2019, com credenciado nº 665, está situada fisicamente em Bom Pastor com uma proposta de educação popular, centrada principalmente no curso de Pedagogia, e não parou um instante em virtude da pandemia do coronavírus, vem produzindo de forma “on line” utilizando as ferramentas disponíveis da tecnologia.
 
A Diretoria Acadêmica da Faculdade comprometidos com a educação, com a inclusão social e a cidadania, estão colaborando com às demandas sociais, e antes da pandemia se articularam a nós para o desenvolvimento de duas ofertas de cursos de pós-graduações que envolvem direito, educação, cidadania e cooperativismo, momentaneamente em fase de prospecção de turmas, mas, com potencial eminente de início das aulas no formato online.
 
Na palestra sobre a presença de Paulo Freire no Rio Grande do Norte, fiz um relato histórico dos desafios enfrentados pela humanidade, no contexto internacional e nacional, desde a revolução industrial até a segunda guerra com suas consequências nefastas e da iniciação de uma nova civilidade que resultou deste panorama, como a institucionalização da ONU e a declaração dos direitos humanos.
 
No cenário nacional foi dada ênfase desde o movimento abolicionista, a proclamação da república, a republica velha, a revolução de trinta, a constituição de 34, o Estado Novo, a experiência democrática a partir de 1946, a guerra fria, as reformas de base, a reforma agrária e alfabetização, centrada na experiência de Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, nascido no dia 19 de setembro de 1921. Assim, este ano consiste no centenário do nascimento.
 
Paulo Freire nascido no Recife em Pernambuco, filho de Joaquim Temístocles Freire, natural de Natal/RN e de Edeltrudes Neves Freire, “tudinha”, estudou na Escola Oswaldo Cruz, fez direito pela Universidade do Recife, foi no início advogado, e se enveredou pela educação, sua primeira experiência foi no SESI em Recife, participando da educação de operários e criando os encontros com pais e mestres.
 
No Rio Grande do Norte foi dada ênfase a experiência de Pé no Chão, também se aprende a ler lançada no governo de Djalma Maranhão estando à frente Moacyr de Góes, e na experiência de Angicos articulada pelo Governador Aluízio Alves, quando foi alfabetizado em 1963 um grupo de trezentas pessoas em face de um convênio celebrado pelo Governo do Estado e a Universidade de Recife com recursos do programa denominado “Aliança para o Progresso”.
 
O certo é que a educação e alfabetização é um ato de politização, pois a educação não pode ser neutra, é inclusiva e cidadã. Todo o evento acadêmico que ocorreu na noite de 09/02/2021, se encontra registrado em link de acesso livre . A produção acadêmica está gratuitamente à disposição de estudantes, professores, educadores populares, comunidade acadêmica e interessados,  no canal do youtube da FAMEN, podendo ser acessado livremente. Aos interessados segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=j_do7Z30kNg&t=9571s 
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).