Dra. Aline Leite Nogueira

14/11/2023 05h54

 

O que é Lipedema?

 

Na última semana a modelo Luana Andrade faleceu aos 29 anos por complicação de procedimento cirúrgico para tratamento de lipedema. A causa da morte não foi o lipedema, mas sim uma complicação rara, porém possível de acontecer durante um procedimento cirúrgico, que é a embolia pulmonar.

Mas afinal de contas, o que é o lipedema? A cirurgia para o tratamento é apenas com finalidade estética?

Na verdade, é uma doença muito comum, que acomete cerca de 10% da população feminina do mundo. Ao menos 5 milhões de brasileiras apresentam os sintomas, mas poucas sabem que se trata de uma doença. É uma doença vascular crônica que causa o aumento desproporcional de gordura nas pernas e algumas vezes nos braços, provocando dor na região afetada. A doença tem causa genética e atinge principalmente as mulheres em idade reprodutiva, depois da primeira menstruação. 

Os sintomas podem incluir desconforto, cansaço, hematomas frequentes, inchaço e dor nas pernas e outras regiões afetadas, sem contar a questão estética, que também é um dos incômodos relatados pelas portadoras desta condição. 

O diagnóstico é predominantemente clínico. Não tem cura, mas o tratamento busca aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pessoas com a doença. É muito importante manter o controle do peso, ter uma alimentação rica em fibras e proteínas e evitar o excesso de laticínios e carboidratos. A atividade física deve ser constante, com exercícios aeróbicos e de musculação. Para os casos que não resolveram com dieta e atividade física, a cirurgia pode ser indicada.

E importante: filhas de mulheres com lipedema também podem desenvolver essa doença. Portanto, se você tem lipedema e filha menina, desde a infância proporcione alimentação saudável, evite farinha e açúcar, incentive a prática de atividade física para que, caso ela venha desenvolver e manifestar esses sintomas, que seja de forma leve e o mais tarde possível.

 

Sobre mim:
Aline Leite Nogueira, Ginecologista e Obstetra, CRM-SP 102616   RQE 33110 e 331101

Especialista e Patologia do Trato Genital Inferior e em Reprodução Assistida, sócia fundadora e Tesoureira da AMCR – Associação Mulher Ciência e Reprodução Humana do Brasil, organização sem fins lucrativos que visa levar conteúdo de qualidade e baseado em ciência para as mulheres de todo o Brasil. Também sócia proprietária e professora do PrepaRA, curso preparatório para obtenção do Título de Especialista em Reprodução Assistida.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).