Dra. Aline Leite Nogueira
Ginecologista e Obstetra, especialista em Reprodução Humana
(CRM-SP 102.616)
30/04/2024 08h48
PRIMEIRA CONSULTA COM GINECOLOGISTA
A primeira consulta com ginecologista deve ocorrer desde o início da adolescência, logo que aparecem os primeiros sinais da puberdade, como o aparecimento dos pelos na região da vulva ou no chamado monte pubiano, ou mesmo quando aparecer o que chamamos de broto mamário, que significa o crescimento da glândula mamária.
O objetivo da conversa do ginecologista com a adolescente precocemente é mostrar, com naturalidade, que estas mudanças pelas quais ela está passando são normais e ainda levar informações sobre educação sexual.
Incentivar a adolescente a se conhecer, aprender a fazer o autoexame das mamas, observar as secreções que aparecerão na calcinha, informar que há as secreções que aparecem com características diferentes ao longo do ciclo menstrual como a secreção fluida, transparente e sem cheiro semelhante a uma clara de ovo presente na fase próxima a ovulação.
O momento da primeira consulta também deve ser uma oportunidade para orientar hábitos de higiene, a serem aplicados na região genital, como tipo de sabonete, trocar absorvente com frequência, tecido de calcinha.
Portanto, não há nenhuma premissa de que a primeira visita no ginecologista deva ocorrer apenas se a adolescente iniciou ou está pensando em iniciar a vida sexual, mas antes mesmo desse momento em que o principal foco é deixar a paciente mais à vontade com as mudanças corporais vivenciadas.
Além disso, este primeiro encontro servirá para dar início ao vínculo médico-paciente, importantíssimo para as meninas mais tímidas que precisam sentir-se mais seguras antes de uma avaliação com exame físico. E lembre-se: se desejar, a consulta pode ser acompanhada por uma pessoa da confiança da adolescente, como por exemplo, mãe, tia, avó.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).