Ginecologista e Obstetra, especialista em Reprodução Humana (CRM-SP 102.616)
Vai se preparar para engravidar? Lembre-se de checar a Carteirinha de Vacinação
Ao se preparar para engravidar as mulheres devem fazer seus exames de check up, iniciar o uso de ácido fólico, fazer revisão dos medicamentos em uso e atentar para seu status vacinal.
Mulheres em idade reprodutiva devem ter o seu estado de vacinação avaliado anualmente para DTP-a, sarampo-caxumba-rubéola, hepatite B e varicela (catapora). Todas devem receber vacinação anual contra influenza.
A vacina DTP-a, mesmo se estiver em dia, deverá ser administrada a todas as mulheres durante cada gravidez entre 20–36 semanas.
A vacinação contra o HPV atualmente não é recomendada durante a gravidez, mas não deve ser evitada ou adiada porque uma mulher pode querer engravidar ou pode estar ativamente tentando engravidar. Se a série de vacinas contra o HPV for iniciada e uma paciente engravidar, a conclusão do esquema deverá ser adiada para depois do parto.
As vacinas contra rubéola e varicela também não podem ser administradas em gestantes e devem ser recebidas pelo menos 28 dias antes da gravidez ou no período pós-parto, caso não tenham sido administradas anteriormente.
Atualmente, com o avançar das técnicas de reprodução assistida, mulheres com 50 anos ou mais também estão engravidando e estas devem ser vacinadas contra o herpes zoster.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).