Ana Paula de Matos Silva

01/04/2024 11h41
Transição energética e recorde no setor automobilístico
 
 
Antes de abordar o recorde no setor automobilístico, preciso voltar um pouquinho e relembrar sobre a transição energética que se faz necessária no atual cenário em que o mundo se encontra.
 
A base energética mundial foi constituída de combustíveis fósseis, sendo a grande responsável pela crise climática, isto é, os gases provenientes da queima desses combustíveis são lançados na atmosfera acentuando o efeito estufa.
 
Em 2015, na 21a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, foi apresentada uma proposta de transição energética para fontes limpas, que visa a minimização gradual das fontes energéticas carbonosas para fontes não carbonosas, de menos impactos ambientais; esse evento ficou conhecido como Tratado de Paris.
 
Com base nisso, muitos governos e empresas não têm medido esforços para atender e cooperar com esse tratado. 
 
Acredito que você esteja se perguntando: cadê a parte do recorde?
Para abordar a importância desse recorde, foi necessário trazer um pouco de história (passado), para entender a evolução do presente:
a empresa BYD (Build Your Dreams) fundada em 1995, presente em mais de 70 países e com mais de 30 parques industriais, atuando no setor eletrônico, automobilístico, energia limpa e transporte.
 
No Brasil, ela está desde 2013 com unidades em Campinas, São Paulo, Salvador, Manaus e em Camaçari; fez história no último dia 23 de março (sábado), quebrando seu recorde no setor automobilístico, ao vender em um único dia 963 carros 100% elétricos e híbridos em toda sua rede de concessionárias durante o Mega Eletric Day (um dia com facilidades para o cliente).
 
Ainda, na última segunda-feira do mês de março, quebrou outro recorde, sendo a primeira montadora do mundo a produzir 7 milhões de veículos 100% elétricos e híbridos. Esse recorde foi conquistado com a fabricação do veículo de modelo DENZA N7, na China.
 
Esse cenário de produtos, processos e produção sustentáveis pode se tornar mais comum em tempo mais curto do que muitos imaginam. 
 
 
REFERÊNCIAS:
 
BYD BRASIL. A BYD não para de surpreender e quebrar recordes no Brasil. Disponível em: https://www.linkedin.com/company/bydbrasil/about/. Acesso em: 27 de março de 2024.
 
 
BYD. BYD quebra recorde e vende 963 carros em um único dia. Disponível em: https://www.byd.com.br/byd-quebra-recorde-e-vende-963-carros-em-um-unico-dia/. Acesso em: 27 de março de 2024.
 
__________________________________
Sobre mim:
 
Ana Paula de Matos Silva
 
Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023. 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).