Ana Paula de Matos Silva

04/03/2024 08h09

 

22 de março, Dia mundial da água

 

Desde 22 de março de 1992 comemora-se o Dia Mundial da Água, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Eco-92, no Rio de Janeiro, com o objetivo de apresentar as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos.

Todos os anos a ONU propõe um tema para ser discutido; em 2024 o tema global escolhido é “Water for peace”, que podemos traduzir por “Água para Paz”.

A temática traz uma abordagem de que a água pode trazer paz (ciclo da água acontecendo normalmente, resultando em prosperidade, produtividade econômica e saúde pública); por outro lado, ela pode desencadear conflitos em situações de seca, escassez, podendo originar doenças e encarecimento de alimentos.

Dentro desse tema, podemos citar a atual epidemia da dengue, a água sendo berço de conflitos relacionados a saúde pública. O desenvolvimento do mosquito acontece na água parada, que pode ser causada desde o descarte incorreto de resíduos (que podem acumular água como, por exemplo, em pneus e embalagens diversas) até à falta de fiscalizações e políticas contínuas.

No Brasil, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) anunciou no dia 31 de janeiro de 2024, o tema “A Água nos Une, o Clima nos Move” para o dia Mundial da Água.

A temática foi escolhida para trazer abordagens do cotidiano das pessoas relacionando a água e as questões do clima como fatores cruciais para o desenvolvimento humano, social, econômico e ambiental, apontando as consequências da mudança climática, inserindo os grupos vulneráveis nesse cenário de emergência climática, e ainda, induzindo ao governo e sociedade se unirem a fim de se obter respostas eficazes diante desta nova realidade.

REFERÊNCIAS:

ANA – AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS E SANEAMENTO BÁSICO. A água nos une, o clima nos move. Disponível em: https://jornadadaagua.ana.gov.br/. Acessado em: 02 de março de 2024.

UNITED NATIONS. Dia Mundial da água – 22 de março. Disponível em: https://www.un.org/en/observances/water-day. Acesso em: 02 de março de 2024.

__________________________________

Sobre mim:

Ana Paula de Matos Silva

Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.
 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).