Ana Paula de Matos Silva
Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.
02/09/2024 10h53
Consumo consciente na era digital
Vivemos no mundo da tecnologia, na era da internet e dos influenciadores digitais. Tudo que precisamos podemos conseguir em apenas um clique, não importa a distância: tudo é possível.
Parece controvérsia falar sobre consumo consciente, tendo em vista que as redes sociais diariamente bombardeiam conteúdos diversos, como moda, games, educação, maternidade, dentre outros, que influenciam milhares de pessoas no seu estilo de vida, seja por meio de comportamentos diante de situações do cotidiano, seja por produtos que consomem. E na visão globalizada capitalista, o importante é o “ter” - e não o “ser”. Os influenciadores presentes nas mídias podem criar tendências que auxiliam empresas a alcançarem resultados surpreendentes, promovendo algo como a “humanização” na comunicação das marcas, deixando o consumidor mais próximo a produtos que ganharam o dom de nos auxiliarem a vencer nossas agruras cotidianas e a resolver nossos problemas, formando uma sociedade cada dia mais consumista.
Enfrentar o apelo de consumir tudo o que apresentado nas redes sociais é um desafio e falar em consumo consciente parece utopia. Por ser um assunto com várias vertentes (em especial a questão ambiental), vamos abordar a ideia de comprar apenas o que precisamos. Não é sobre deixar de comprar, e, sim, sobre comprar o que se vai consumir, usar. É sobre armários abarrotados de roupas e sapatos que por algum motivo não serão mais usados. É sobre inúmeros produtos cosméticos pela metade e vencidos, é sobre comprar por impulso.
Abordado sob a perspectiva de se comprar apenas o que se precisa, as questões ambientais serão positivamente afetadas, pois, deste modo, recursos ambientais serão menos utilizados ou, então, utilizados de modo muito mais consciente.
__________________________________
Sobre mim:
Ana Paula de Matos Silva
Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).