Ana Paula de Matos Silva

Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.

08/10/2024 10h29

Consumo consciente está na moda

 

Abordar o tema sustentabilidade e não citar o consumo consciente é inevitável, em um momento ou outro a base do assunto virá à tona. Isso porque a sustentabilidade está relacionada a desenvolver-se sem prejudicar a capacidade das futuras gerações suprirem suas próprias necessidades.

Vive-se em um mundo em que as redes sociais diariamente bombardeiam diversos conteúdos influenciando milhares de pessoas no seu estilo de vida, comportamento, pensamentos, moda, dentre outros; tais conteúdos são instrumentos que refletem no consumismo exacerbado ou no materialismo. É importante ressaltar que, muitas vezes, o ato de consumir pode estar relacionado a questões emocionais que proporciona sentimento de bem-estar. Além dos problemas para o indivíduo, tem-se os impactos sociais e ambientais negativos; desse modo, o consumo está diretamente relacionado ao estilo de vida que valoriza a responsabilidade ambiental, e o consumo em excesso tem levado a um descontrole no estoque dos recursos naturais.

Na moda, não é diferente: uma tendência que cada vez mais tem encontrando adeptos é o armário cápsula.

O termo “armário cápsula” surgiu pela primeira vez na década de 1970 quando Susie Faux, uma estilista britânica, criou a proposta de um guarda-roupas apenas com peças essenciais, atemporais e que se combinam entre si, a ideia é manter peças que se adequem ao estilo de vida, à personalidade e às necessidades do momento. A ideia do “menos é mais” também surgiu nessa época.

Atualmente, ganhou força com a ideia do consumo consciente, permitindo que as pessoas adquiram suas roupas com responsabilidade, de forma assertiva e comunicando seu estilo, sua personalidade com exatidão, permitindo um armário funcional e a redução do consumo.

Não é sobre ter muitas peças, mas, sim, sobre ter A PEÇA, com qualidade que dura uma vida, atemporal.

Três dicas básicas:

  1. Compre menos, mas invista em peças de qualidade;
  2. Compre o melhor que estiver em suas condições e vai resultar em economia;
  3. Invista em cores neutras, pois elas costumam ser mais fáceis de combinar acessórios, além de não saírem de moda.

Algo que não pode faltar, são as peças fundamentais, características dessa tendência:

  1. 01 calça de alfaiataria
  2. 01 saia
  3. 01 casaco e/ou blazer
  4. 01 blusa
  5. 01 suéter
  6. Trench coat
  7. 01 vestido casual
  8. 01 vestido de festa
  9. Meia calça e,
  10. Acessórios como: 01 cinto, 01 bolsa, joias, sapatos

São peças que visam a praticidade e a economia - de tempo e dinheiro -, sem deixar de lado a elegância.

 

Referências:

PADILHA, Karine. Planner armário cápsula 33+2. Karine Padilha: Florianópolis, 2018. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/24a50d35/files/uploaded/planner armario capsula - 3a edicao.pdf. Acesso em: 04 de outubro de 2024.

 

 

CORDEIRO, A. T., BATISTA, M. DE M., SILVA, M. A. P. DA, & PEREIRA, G. D. F. (2013). Consumidora Consciente?! Paradoxos do Discurso do Consumo Sustentável de Moda. ReMark - Revista Brasileira De Marketing12(3), 01–22. Disponível em: https://doi.org/10.5585/remark.v12i3.2413. Acesso em: 04 de outubro de 2024.

 

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Sobre mim:

 

Ana Paula de Matos Silva

Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.
 


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