Ana Paula de Matos Silva

Mestranda em Análise Ambiental

06/05/2024 09h53
Rio Grande do Sul em alerta máximo
 
A última semana foi marcada por notícias trágicas no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Fortes chuvas atingem o estado, provocando alagamentos, paralisações nos sistemas de infraestrutura básicos e essenciais (água, energia e telefonia) aos cidadãos, além de interdições nas rodovias, interrupções no tráfego, milhares de desabrigados e mortes.
 
Não podemos esquecer que o ano passado foi marcado por grandes desafios ambientais, como recordes de calor (Rio de Janeiro, uma das maiores cidades brasileiras, teve calor recorde com máximas de 40ºC, sem contar a sensação térmica de quase 60ºC), seca no Amazonas, tempestades e inundações no sul do país. 
Mas, por que está chovendo tanto no RS?
 
De acordo com Pedro Cortês, analista de clima e meio ambiente da CNN, o RS está sendo afetado pelas frentes frias que vem do sul do continente, porém essas frentes frias não conseguem avançar por conta de uma zona de alta pressão no centro do país, que funciona como uma muralha, desviando a umidade do Oceano Atlântico para dentro do estado; essa umidade vem do lado leste e também dá a volta pela Amazônia vindo pelo oeste, ou seja, o RS está sendo “atacado” pelo leste, oeste e norte, resultando em tempestades inimagináveis.
 
Ainda, o Estado está em alerta de emergência, uma vez que seis barragens correm o risco de rompimento.
 
Agora, imersos no caos climático, só nos resta refletir – e buscar, sempre que possível, suas aplicações em nosso cotidiano –acerca de dois Objetivos de Desenvolvimento sustentáveis (ODS):
 
  • ODS 03 - Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos. 
Nesse momento, o povo gaúcho precisa de nossa solidariedade - se possível ajude!
Existem várias ações de arrecadações de donativos em todo país: neste domingo, 05 de maio, o Governo do Estado publicou o Decreto nº 57.601, que institui o comitê gestor da conta SOS Rio Grande do Sul. Formado por organizações públicas e privadas, que serão responsáveis por definir ações, medidas e critérios de distribuição dos donativos destinados às vítimas de enchentes e arrecadações recebidas pela chave pix do canal.
 
Para saber mais, acesse: https://www.estado.rs.gov.br/pix-do-sos-rio-grande-do-sul-ja-arrecadou-r-38-2-milhoes. 
 
  • ODS 13 - Ação contra a mudança global do clima - Adotar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos. 
 
A crise climática é real e precisa ser encarada com responsabilidade. 
 
 
REFERÊNCIAS:
 
CNN BRASIL. Enchentes no Rio Grande do Sul deixam 854 mil pessoas sem água. Inundações também afetam serviços de energia e telefonia. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/enchentes-no-rio-grande-do-sul-deixam-854-mil-pessoas-sem-agua/. Acesso em: 05 de maio de 2024.
 
CNN BRASIL. Entenda por que está chovendo tanto no Rio Grande do Sul – CNN Prime Time. Youtube, 02 de maio de 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Oq1De_rC-Wk. Acesso em: 05 de maio de 2024.
 
GOVERNO DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL. O futuro nos une. Enchentes: Pix do SOS Rio Grande do Sul já arrecadou R$ 38,2 milhões. Disponível em: https://www.estado.rs.gov.br/pix-do-sos-rio-grande-do-sul-ja-arrecadou-r-38-2-milhoes. Acesso em: 05 de maio de 2024.
 
 
__________________________________
Sobre mim:
 
Ana Paula de Matos Silva
 
Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).