Ana Paula de Matos Silva

Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.

06/11/2023 09h21

 

Transição energética

 

Ainda falando um pouco sobre sustentabilidade, resolvi trazer à discussão o assunto transição energética.

Mas qual a relação da sustentabilidade com a transição energética?

Desde a revolução industrial, a base energética mundial foi constituída de combustíveis fósseis, sendo a grande responsável por lançar na atmosfera diversos gases que acentuam o efeito estufa.

O efeito estufa é um fenômeno natural promovido pela retenção do calor do sol por certos gases presentes na atmosfera e que mantém a temperatura média do nosso planeta em cerca de 15ºC, no entanto, a emissão antrópica de alguns destes gases – notoriamente o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) vem resultando no aquecimento excessivo do planeta, consequentemente nas mudanças climáticas. Hoje convivemos com dias cada vez mais quentes, eventos climáticos como: tempestades, furacões, ciclones, secas e inundações são cada vez mais frequentes e devastadores.

Diante da crise climática que o mundo vem enfrentando e a preocupação ambiental, é preciso mudar a matriz energética dos países para fontes renováveis como eólica, solar, hidrelétricas, dentre outras fontes não carbonosas.

Essa mudança das fontes de energia de base fóssil para fontes de energia renovável é chamada de transição energética.

A adoção de uma matriz energética de baixo-carbono impacta positivamente na saúde, bem-estar das pessoas e na economia.

A eletrificação é a forma mais eficiente para a descarbonização do planeta, reduzir a utilização dos combustíveis fósseis é aplicar a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades atuais com o uso racional dos recursos naturais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades; é desenvolver-se sem comprometer o futuro.

REFERÊNCIAS:

PORTAL DA INDÚSTRIA – Indústria de A a Z. Sustentabilidade. Disponível em: https://www.portaldaindustria.com.br/industria-de-a-z/sustentabilidade/. Acesso em: 30 de setembro de 2023.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).