Mestranda em Análise Ambiental Integrada do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo, foi coautora do capítulo 2 “O Impacto Ambiental durante a pandemia da COVID-19: Relação entre a poluição atmosférica e o isolamento social Brasil” do livro “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia o velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da covid-19”, publicado em janeiro de 2023.
21 de setembro - Festa Anual das Árvores
Em 10 de abril de 1872, um jornalista fez história ao decidir plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, Estados Unidos. Essa atitude ficou conhecida como “Day Arbor”.
Quase um século depois, em 1965, no Brasil, o então presidente Humberto Castelo Branco instituiu em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, substituindo o “Dia da Árvore”. Ele sancionou o Decreto nº 55.795, de 24 de Fevereiro de 1965, com o objetivo de conscientizar a todos sobre a importância de conservar as florestas, assim como apresentar a função das árvores no desenvolvimento da pátria e qualidade de vida dos cidadãos.
A Festa Anual das Árvores acontece na última semana de março nos Estados Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e no dia 21 de setembro para os Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Essa diferença nas comemorações incide devido as características fisiográfico-climáticas do nosso país (período de chuvas em cada região brasileira, provavelmente pensado para realização de plantio).
As árvores têm um papel fundamental no meio ambiente, desde fonte de alimentos (frutos, sementes, folhas e flores) para seres humanos e animais, também são responsáveis pela (o):
Diante do atual cenário ambiental (no qual o desmatamento aumenta a cada dia, como dados divulgados no início de agosto de 2023, pelo Deter-B (Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no Cerrado os alertas de desmatamento tiveram aumento de 21% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2022), datas como o Dia Anual das Árvores são importantes para o desenvolvimento de ações de conscientização, educação ambiental e até programas/políticas públicas de controle e prevenção ao desmatamento, como o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Bioma Cerrado (PPCerrado) submetido a consulta pública no dia 13 de setembro de 2023 (mês que se comemora o dia Nacional do Cerrado – 11 de setembro) e ficará aberto até 13 de outubro conforme Decreto nº 11.367, de 1º de janeiro de 2023.
Para participar, basta acessar a plataforma https://www.gov.br/participamaisbrasil/consultapublica-ppcerrado e deixar sua sugestão referente aos itens apresentados pela Subcomissão Executiva do PPCerrado.
Referências:
BRASIL. DECRETO Nº 55.795, DE 24 DE FEVEREIRO DE 1965. Institui em todo território nacional, a Festa Anual das Árvores. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 25 de fevereiro de 1965. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d55795.htm. Acesso em: 13 de setembro de 2023.
SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E MUDANÇA DO CLIMA – Governo do Estado do Ceará. Festa Anual da Árvores. Disponível em: https://www.sema.ce.gov.br/educacao-ambiental/campanhas-educativas/festa-anual-das-arvores-p/. Acesso em: 14 de setembro de 2023.
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).
*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).