Evandro Borges

Advogado

31/05/2024 03h51

O Programa Líder do SEBRAE na Região das Serras do Agreste Potiguar

Na quarta-feira à noite na Pousada Villas da Serra, em Serra de São Bento/RN, iniciando às 19h aconteceu a solenidade da entrega da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional das Serras do Agreste Potiguar (São José do Campestre/RN, Passa e Fica/RN, Serra de São Bento/RN e Monte das Gameleiras/RN), no âmbito do Programa denominado de “Líder” do SEBRAE, após oito meses de trabalho contínuo de encontros mensais.

O evento contou com os Prefeitos Municipais da Região, Eribaldo Lima de Campestre, Flaviano Lisboa de Passa e Fica, Wanessa Morais de Serra de São Bento e Jailton Felix de Monte das Gameleiras. Estiveram presentes Vereadores, Presidentes das Câmaras Municipais, Vice-Prefeitos, Secretários Municipais, personalidades, convidados e os cinquenta e dois líderes da Região que estão sendo capacitados para dar continuidade ao trabalho.

 As lideranças do SEBRAE regional estavam presentes, dentre eles destacaria o articulador Leonel Pontes do Agreste de Nova Cruz, as lideranças estaduais Zeca Melo e Itamar Maciel, Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico. Representando a governadora estava a Secretária de Estado do Turismo, Solange Portela, podendo destacar ainda o Secretário de Estado da Agricultura e Pesca. Guilherme Saldanha, e representando a Assembleia Legislativa, o Deputado Estadual Hermano Morais.

 A solenidade organizada pelos líderes com orientação do SEBRAE/RN contou com cerimonial, apresentação de vídeo dos Municípios integrados a IGR, apresentação de todos líderes, momento cultural, podendo destacar o repentista Coveiro de Pandeiro e a emboladora Lyvia, ambos de São José do Campestre/RN, quadros dos líderes com a apresentação do trabalho realizado e a entrega formal da Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional pelos líderes aos gestores públicos.

O território definido pelo SEBRAE/RN foi o mesmo da abrangência da IGR/AMSAP, uma instância de governança do Turismo já instituída através de Associação participando o Poder Público, o setor empresarial e o terceiro setor. Construída a muitas mãos dedicadas por mais de dois anos e meio, que contou com mobilizações, reuniões, encontros nos Municípios que foram aos poucos encontrando suas identidades e características próprias, e apoio decisivo da Secretaria de Estado do Turismo.

 O SEBRAE/RN fez o investimento na preparação dos encontros, com muita motivação, apoiado pelos Municípios, sempre trazendo personalidades para exibir casos vitoriosos de governança, emulação as lideranças para a participação ativa e a organização social, cujas lideranças foram escolhidas de forma plural, contemplando os segmentos organizados na Região Serrana do Agreste.

Os dois eixos descortinados como prioridade dentre os potenciais foram o turismo e a agricultura familiar. Os Municípios no âmbito da IGR têm um turismo avançado com atrativos dos paisagísticos serranos e eventos, podendo ressaltar o Festival de Inverno de Serra de São Bento e o Festival Gastronômico de Monte das Gameleiras, como também, as trilhas de aventuras, ecológicas e históricas, que conduzem milhares turistas durante o ano todo.

No dia seguinte na Pousada da Pedra Grande em Monte das Gameleiras/RN com um paisagístico deslumbrante das Serras o VIII Encontro dos líderes foi dado continuidade, quando foi realizado uma avaliação muito positiva da solenidade, com pequenos senões constatados, na orientação com maestria de Rômulo Rende e Cátia Lopes. Contou ainda com a palestra de Érica Bittencourt do SEBRAE nacional expondo sobre os diversos projetos em execução. Ficou evidenciado que os desafios serão iniciados para se garantir a unidade das dimensões de governança e desenvolvimento sustentável da Região das Serras do Agreste Potiguar.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).